(carregar na imagem para aumentar)
Orá bom dia, boa tarde, boa noite, consoante as horas que estão a ver este novo post.
Desta vez vou vos falar da nova pirâmide alimentar..
Devem estar a pensar. Porque está mudança? O que estava mal com a antiga? Será que tudo que nós contaram sobre nutrição estava mal?
As boas noticias é que quem faz estas coisas diz que os novos parâmetros desta pirâmide, são muito semelhantes a antiga.
O que muda na nova Pirâmide?
Assim de repente vê-se novas cores na pirâmide! o que visualmente é bastante bom. Depois temos inserção de novos alimentos e dicas para exercício ( esta parte por acaso não mas seria bom :P )
Então sendo assim vamos esmiuçar esta nova pirâmide criada pelo pessoal da Universidade de Harvard
Vermelho: Aqui temos tudo aquilo que não queremos, não gostamos e não vamos ingerir certo? Manteigas, Carnes vermelhas, açucares doces e afins encontram-se aqui.
Laranja: Leites, iogurtes e queijos. Consumir mediante calorias, mas sempre moderadamente...
Azul Escuro: Peixes, ovos marisco e aves. Consumir moderadamente.
Azul claro: Legumes. Consumir a vontade
Verde : Frutos e alguns legumes: Consumir a vontade
Verde Escuro: Pão,Azeites, e afins. Consumir q.b
Agora verifico o seguinte. Em cima temos a base mais estreita e na base temos uma base maior. No entanto verifica-se que mesmo pertencendo ao mesmo grupo existem alimentos separados, dando a entender que apesar de pertencerem ao mesmo grupo existem diferentes valores nutricionais.
Verifica-se também que na nova tabela existe uma parte que indica que fazer exercício físico é benéfico para o nosso corpo. isto serve para nos relembrar que comer bem e fazermos uma actividade física é algo vital para a nossa saúde.
Uma grande desvantagem da antiga pirâmide que esta nova veio resolver, foi o facto de não haver porções alimentares que se possa seguir. Agora temos na nova pirâmide a indicação de consumo diário. o que vem ajudar.
Em resumo, penso que está nova pirâmide vêm ajudar bastante o que se pretende aqui neste blog, comer bem e saudavelmente,
Boas escolhas alimentares,
Sem comentários:
Enviar um comentário