sexta-feira, março 4

Após de um dia de exagero!



Olá a todos e a todas!
Venho vos falar, desta vez, de dias em que, em vez de estarmos em dieta, estamos em revolta.
Cada caso é um caso e por isso mesmo irei falar  acerca do meu caso! Sim porque eu também cometo exageros.
Como muitos de vocês sabem, eu fui um comedor compulsivo. Adorava comer, adorava os cheiros da cozinha, adorava tudo que envolvesse comida.
Isto não vai se embora de um dia para o outro.
Muitas dietas fracassadas da minha parte, foram devido ao que eu chamo de 8 para 80.

De um dia para outro passava fome... o meu corpo pedia e eu não dava o que ele precisava.
Mas passado dois ou três dias estava novamente em "acção" a comer este e o outro mundo.
Reparei que assim não dava. Para além de engordar, estava a iludir-me.. Nunca iria emagrecer não comendo nada... Então nesta ultima dieta decidi que não iria voltar ao velho EU que comia tudo e mais alguma coisa, mas que no entanto poderia ter um dia de exageros.
E assim é!
Geralmente aos fins de semana tenho a tendência de exagerar um pouco mais na comida ( mas atenção que ainda como saudavelmente e evito muita porcaria como fast food , fritos e comida em massa).
É algo que faz bem.. termos um dia de escape. Porque? Simples... Dietas yo yo!

Não poderemos negar uma vida inteira de mau hábitos, mas poderemos moldar aos poucos. 



Eu geralmente fico de muito mau humor quando após de um dia de exageros por isso ganhei uns bons hábitos para o pós-exagero.


1 Dica: Antes de irem se deitar bebam chá de seno ( no dia do exagero). É tiro e queda que no pós-exagero irão "evacuar" uma boa parte do exagero =)


2 Dica: Antes ingerirem qualquer coisa bebam, pelo menos, um copo de agua fria.


3 Dica: Pequeno almoço um pouco menor. Bebam sumo de laranja natural porque (efeito antioxidante)  desincha o nosso corpo. Nunca fiquem sem comer... isso irá provocar o oposto do que nós pretendemos.


4 Dica: Toca a sair de casa e irem fazer o vosso desporto. Se num dia normal fazem 1Km a caminhar, neste dia deverão fazer pelo menos o dobro.


5 Dica: Bebam pelo menos 1,5l de água! Isso irá permitir que o vosso organismo funcione bem, assim libertando impureza do dia anterior.


6 Dica: Comer 2 em 2 horas 
 Ex: Pequeno almoço: 1 copo de laranja natural com 3 bolachas Maria
        10.30h: 1 peça de fruta
        12:30  Almoço ( Sopa + legumes com peixe)
        14:30   1 iogurte
        
 Bem acho que já perceberam a ideia...


7 Dica: Aquando dormida deitar com a barriga o mais vazio possivel ,MAS NUNCA COM FOME, porque novamente iria provocar o revés do que pretendemos.


8 Dica: Antes de ir dormir beber chá verde. o seu poder é enorme


Bem e é assim que eu tento combater os meus dias de exageros.
Espero que a minha experiência sirva-vos para ajudar os vossos dias de loucuras... porque afinal somos todos humanos =)


Bons exageros, mas com cabecinha no dia seguinte...

4 comentários:

  1. Este post parece que foi feito de propósito para alertar a minha cabecinha neste dia!
    Hoje passei o dia todo numa ânsia de comida.

    Tenho, desde sempre, um problema de compulsão alimentar. É um misto de pertubação nervosa e hormonal que me faz pensar na comida 20 vezes mais do que uma pessoa normal. Saberás perfeitamente do que falo.
    E concordei totalmente ao ler a tua descrição do que se sente.. Quando se tem controlo e se come pouco durante dois ou tres dias, ficamos contentes, orgulhosos e esperançosos, mas o nosso corpo é uma máquina e tem limites, e dietas restritamente calóricas conduzem facilmente a compulsões. O facto psicológico tem igualmente muito peso.
    Quando há um vazio, só aquele doce parece preenchê-lo, mesmo que momentâneamente... e depois é como uma bola de neve...

    Hoje pensei seriamente e apercebi-me que consultar uma nutricionista ou uma psicóloga me iria ajudar, mas acredito em mim mesma e convenco-me de que sou capaz de adquiri controlo dos meus impulsos.
    Que não importa quantas vezes caia, que serei sempre capaz de me levantar e seguir em frente a caminho do meu objectivo.. nem que seja a passos lentos.

    Hoje o dia foi mau, em vários sentidos, e reflectiu-se na alimentação. Não vale a pena martirizarmo-nos. Vale a pena decidir afincadamente que amanhã será um dia melhor e que teremos mais sucesso. Não perder de vista nunca auqle que é o nosso maior desejo: ser donos de nós mesmos. Lutar contra aquilo que se formos fracos, se torna no nosso maior inimigo.

    O chá de sene é muito bom, mas deixa-me acrescentar que deve ser usado com moderação... Uma chávena uma a duas vezes por semana no máximo... Faz bem aos excessos mas tem potencialidades cancerigenas e não deve ser usado como borracha para apagar erros... Eu sei que tu sabes disso :D

    És uma inspiração, eu é que tenho de te chamar de guerreiro e não o contrário! A cada dia escrevo as linhas da minha vida e me foco no caminho do sucesso! The bigger the challenge, the stronger my will ;)

    Continua sempre assim!

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras da Marta...
    Ontem fiz uma serie de asneiras compulsivamente e a culpa persegue-me!
    E tem sido isto a minha vida nos ultimos 10 anos!
    Basta haver uma tensão, uma ansiedade ou qualquer coisa que me enerve ou preocupe e lá vou eu comer aquele bolo, ou qualquer coisa menos saudável...é mesmo um ciclo vicioso, o qual quero muito parar!
    Fica aquela sensação de fracasso o resto do tempo...

    Mas ainda bem que tive o impulso de vir espreitar o Power e ler este teu artigo!
    És realmente encorajador, e é bom para variar, perceber que não estou sozinha nesta luta, nem sou a única a sentir-me mal com o ciclo do "Come e culpa"!!

    De dietas muitos restritivas estou farta! Consigo emagrecer mas depois começo novamente a comer e voltam os velhos hábitos e as compulsões! Depois veem os kilos novamente, a roupa que não serve, a figura de que não se gosta, os olhares dos outros ("que pena que se deixou engordar outra vez!"), e a auto-estima a ir pró buraco!

    Ter entrado no Power e estar a conhecer tantos guerreiros e guerreiras está a ser muito motivador, e já deu aquele click para a mudança!
    Estar aqui a comentar e a falar do assunto é já uma passo de gigante!

    Bem hajas Eduíno! Continua!Tu e tantos outros são uma luz de esperança e força!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Olá Eduíno!
    Em relação aos chás (vermelho e verde), como é que tu aconselhas que se devem tomar? Por exemplo, um ao lanche e outro antes de ir dormir?

    Desculpa vir perguntar neste post, mas é o mais recente e por isso achei que tinha maior provabilidade de tu responderes à minha questão.

    Um abraço para ti Eduíno =)

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta...
    Sei que tu irás ulturpassar as tuas dificuldades porque sei que és uma guerreira.
    Sim tu és uma guerreira.
    Das nossas conversas online vi a tua força de vontade.. a tua raça... e sei que tu irás conseguir prevalecer...
    Acredita que um nutricionista e o psicologo iria ajudar muito, mas no entanto o que é preciso é força de vontade.. Infelizmente nesta crise as vezes não poderemos recorrer a quem nós pode ajudar mais profissionalmente...
    Eu acredito muito em ti e eu sei que tu irás conseguir.
    Tudo leva o seu tempo e mais vale devagar e bem do que depressa e mal =).
    TOdos nós temos dias maus... eu hoje por exemplo também exagerei mas no entanto todos temos que viver.
    Não poderemos estar 24 horas sempre a pensar em dietas e nao comer aquilo ou acoloutro.
    Acreditem que isso irá levar ao inverso da moeda.
    Como estamos sempre em pensar em dieta logo estamos a pensar em comida e isso leva-nos ao nosso pecado.
    Tu também és uma inspiração para mim, como todas as outras pessoas que sabem o que querem para a sua vida...
    O que é precisas mesmo é um "empurrão" a qual eu quero ajudar-te..

    Sei que irás conseguir porque tu és daquilo que eu todos nós somos... uns guerreiros.
    Beijinho grande =)


    @ Cristina : Todos nós somos humanos. Errar é humano..
    Eu quando estava aborrecido, ou sem nada para fazer ou chateado e zangado voltava-me sempre a única coisa que eu sabia que me iria confortar.
    A COMIDA...
    Ao voltar para a comida tinha 5m de prazer e de alivio para depois estar uma semana chateado, cheio e frustado...
    Pensei! Será que compensa?
    Obviamente que não... Agora quando estou aborrecido ou zangado ou sem nada para fazer simplesmente saio de casa e vou passear...
    Resolve a situação acredita. Vamos esparecer e ver outras coisas e o que antes estava na mente (comida) passa ao passado...
    Todos nós somos guerreiros da luta que é contra a obesidade.
    Todos nós temos um objectivo...
    E juntos todos nós iremos conseguir ulturpassar.
    Vale bem apena falar acredita.. .porque juntando os guerreiros e guerreiras todas iremos formar um batalhão e iremos, de certeza, prevalecer...
    POderás sempre contar connosco...
    Beijinhos

    @ Anónimo: Olá. Em relação as chá recomendo que tomes os dois juntos! fica com um paladar muito bom.
    Mas atenção... tudo sempre com moderação =)
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar