segunda-feira, maio 28

Aminoácidos

Olá a todos e todas,
Já algum tempo que não escrevi nada acerca dos suplementos e achei por bem falar hoje, acerca da importância que tem os Aminoácidos.
Vou tentar ser o mais simplicista possivel, mas no entanto pode haver alguns termos técnicos as quais não irei mesmo conseguir evitar.
Vamos lá começar...
Como todos já deveriam saber,a proteína é algo que todo o desportista deverá ingerir! Porque?
Simplesmente falando, o carro tem gasóleo/gasolina para andar, os nossos têm proteína para crescer e definir.
No entanto o nosso organismo não consegue absorver a proteína porque estas são "transformadas" em Aminoácidos pelas nossas enzimas..

O que são os aminoácidos:
São moléculas organizadas que fazem a síntese das proteínas ( mais de 50 mil proteínas e mais de 15 mil enzimas, incluindo as enzimas digestivas)

Quais são os seus benefícios:
As principais características dos aminoácidos é ajuda no reparo, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular.Também altera o humor,a concentração,a agressividade, a atenção e o sono.

Quais os tipos de aminoácidos que existem e quais as suas funções:

L-ARGININA :  Aumenta a massa muscular e acelera o processo de metabolismo das gorduras, reduzindo assim a obesidade. Aumenta a testosterona ( importante para um acrescimento muscular e de força). Ajuda também na síntese da Creatina.
Evitar :  Grávidas, amamentação, pessoas com Herpes.
Fontes alimentares : Carnes Vermelhas, leite, ovos, queijos, alho, ervilhas, grãos e chocolate.

ÁCIDO L-ASPARTICO: Aumento de Resistência e a diminuição da fadiga cronica.

L-CARNITINA :  Perca de Peso.Ajuda no metabolismo da gordura junto ao coração e nos músculos do esqueleto, servindo de transportador para levar ácidos gordos até a mitocondria.

L-CISTEÍNA : Importante componente antioxidante que trabalha em conjunto com a Vitamina E o Selénio para proporcionar proteção celular dos perigosos componentes dos radicais livres. É um excelente desintoxicante do álcool e poluentes ambientais (metais tóxicos) e também auxilia na formação da Queratina que é a principal proteína do cabelo, pele e unhas. Ajuda a combater os malefícios do cigarro melhora doenças de pele como a psoriase, e alivia as dores articulares.

L- GLUTAMINA : Melhora memória e a actividade mental. Ajuda na luta contra a fadiga crónica (cansaço) e a depressão. Reduz o desejo de tomar bebidas alcoólicas e a ingestão de doces, e é um antiácido natural, pois ajuda a manter o pH do estômago em níveis normais. É muito eficiente no combate à Síndrome do "Overtreino" normalmente ocorrido em atletas submetidos a grande esforço físico. Sendo o músculo um grande armazenador de glutamina, a sua ingestão é importante para esses atletas. É um excelente anti-catabólico. Glutamina é um aminoácido que vem sendo muito estudado nos últimos tempos por especialistas em nutrição esportiva. Recentes descobertas o classificaram como eficiente no combate à síndrome de overtreino e ao catabolismo muscular, normalmente ocorrido em atletas submetidos a grande esforço físico. A Glutamina é normalmente considerada um aminoácido não essencial,isto significa que ela pode ser sintetizada de acordo com a necessidade pelo organismo. Pode-se estimar que aproximadamente 60% de todos os aminoácidos livres no corpo estão na forma de glutamina. O músculo é o maior armazenador de glutamina. As células do cérebro e pulmão são produtores regulares de glutamina, enquanto as células do intestino,rins e sistema imune são consumidoras. O músculo e o fígado podem tanto produzir como consumir. Durante o stress grandes mudanças ocorrem no fluxo de glutamina. A sua concentração muscular diminui severamente, enquanto as células do sistema imune e intestino mostram demanda aumentada. Os níveis de glutamina no plasma podem cair abaixo dos níveis fisiológicos, resultando em uma situação de desbalanço e aumentada vulnerabilidade a infecções. Nessas condições um fornecimento extra de glutamina na dieta é requerido; isto deve ser realizado uma vez que essa demanda extra pode não ser completamente preenchida pela ingestão extra de glutamato, porque a capacidade de síntese de glutamina pelos aminoácidos é insuficiente.

GLICINA : É um AA inibidor neurológico, sendo uma das principais fontes de crescimento e desenvolvimento muscular. Auxilia na saúde da próstata, age também como um antiácido natural. Ajuda na recuperação da pele e tecido muscular.

HISTIDINA : Ajuda nossa resistência às reações alérgicas e auxilia na produção de células vermelhas (do sangue) saudáveis. Também é benéfica para a circulação do sangue em função de seu efeito dilatador sobre os vasos sanguíneos . É útil na manutenção da flexibilidade das juntas e na ajuda à produção de Hcl e da pepsina.

L-ISOLEUCINA : É um regulador do açúcar no sangue, e quando utilizado juntamente com a Leucina e a Valina ajuda no metabolismo dos músculos.

L-LEUCINA : É uma das principais fontes de energia durante exercícios prolongados. Também aumenta a síntese e armazenamento de proteínas. A L-LEUCINA faz parte dos AA de cadeia contínua, estes são metabolizados somente no tecido muscular , tornando-os um importante componente de qualquer programa de esportes (exercícios físicos).

L-LISINA : Ajuda na produção de anticorpos, hormônios e das enzimas necessárias à cicatrização dos tecidos. Ajudando também no desenvolvimento dos ossos e auxilia na utilização do Cálcio. É também junto com a Vitamina C muito útil no controle do vírus do Herpes.

L-METIONINA : A principal fonte de AA do enxofre orgânico que precisa ser reposto diariamente. Ajuda na manutenção e saúde do fígado e do sistema digestivo. É um lipotrópico (emulsificador de gorduras) que auxilia na queima e dissolução das gorduras, controlando também o colesterol, funciona também como anti-alérgico e ajuda na depressão

L-ORNITINA : Ajuda a estimular o sistema imunológico e tem grande influência na energia corporal, ajuda também na regeneração da célula hepática. Em conjunto age sinergicamente com a L-Arginina na libertação da Hormona de Crescimento.
Não deve ser usada em pessoas com tendência a Esquizofrenia.

L-FENILALANINA : É um precursor dos neuro-transmissores epinefrina e do hormônio de supressão do apetite CCK, por isso, pode ser muito útil durante as dietas alimentares de emagrecimento, porém, deve ser evitado em grávidas e portadores de Hipertensão Arterial e alterações cardiovasculares não tratadas.

DL-FENILALANINA : Compreende uma taxa de 50/50 % tanto das formas D e L o que produz para esse AA um efeito parecido com a Endorfina. Têm-se relatado um efeito analgésico principalmente nas dores de cabeça e dores crônicas nas costas, e também excelente no alivio da depressão.

TAURINA : Ajuda a estabilizar e a manter a saúde do cérebro e do sistema nervoso. É um dos principais AA neuro-inibidores que reduz a transmissão dos impulsos nervosos de uma célula para outra , é também importante no metabolismo das gorduras. Melhora o sono, ansiedade, depressõs leves, estresse , e ajuda baixar o colesterol e triglicerídios.

L-TREONINA : Importante componente do Colágeno, da Elastina e da Proteína do esmalte dos dentes. Ajuda no bom funcionamento do fígado e é um bom fator lipotrópico. É particularmente útil na produção dos lipídios da membrana celular e na promoção de um funcionamento saudável da glândula do Timo. Ajuda na melhora da Doença de Parkinson e Artrite Reumatóide

L-TIROSINA : Auxilia na produção de Melanina, que é o pigmento dos cabelos e da pele. A Tirosina é usada pelas glândulas Tireóide e Adrenal para produzir suas hormonas naturais. Essas hormonas regulam a capacidade do organismo de produzir energia. A Tirosina também auxilia no combate aos desconfortos alérgicos, devem ser evitados em pessoas portadoras de Melanoma (Cancro de pele).

L-VALINA : É o principal componente da família de cadeia contínua que permite o armazenamento das moléculas que produzem energia. É melhor quando usado em conjunto com dois outros AA de cadeia contínua , a Leucina e a Isoleucina.

TRIPTOFANO : É um AA usado pelo cérebro na produção de serotonina e trabalha em parceria com várias vitaminas do Complexo B, ajudando-as a funcionar com todo o seu potencial. Muito utilizado no estímulo a um sono tranquilo, ajudando também na formação muscular.

BCAA'S(BRANCHED CHAIN AMINO ACIDS) ISOLEUCINA, LEUCINA E VALINA 
São AA de cadeia ramificada, responsáveis pela formação de 35% do tecido muscular. São essencialmente anabólicos e muito indicados para atletas por terem importante valor na síntese das proteínas e por minimizar a quebra das mesmas, ajudando no ganho de massa muscular com qualidade e definição. Devem ser usados por todos os atletas , pois durante exercícios prolongados, a queda da concentração dos BCAA no plasma está relacionada com perda de massa muscular.

Creatina: é um aminoácido de ocorrência natural, produzido no nosso organismo, que se encontra essencialmente nos músculos. A maioria da Creatina que se encontra nos músculos é armazenada sob a forma de fosfocreatina (66%), enquanto a restante é armazenada como creatina livre (33%). O nosso organismo utiliza diariamente 1 a 2% do total da Creatina armazenada. A sua reposição é realizada a partir da alimentação ou a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina. Muitos estudos demonstraram que uma suplementação com monohidrato de creatina, pode aumentar a creatina muscular, entre 10 a 40%, dependendo de vários factores, nomeadamente da forma física do atleta. Aumentando a disponibilidade da fosfocreatina no músculo, aumentamos a disponibilidade de energia durante os exercícios de grande intensidade, como o sprint e/ou séries de exercícios intensos.

Espero que com este pequeno apanhado, ajudem nas vossas escolhas =)
Saudações desportivas,
Fonte: bodybuilding.com.pt
         : T nation
         : corpoperfeito.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário