sexta-feira, maio 18

Testemunhos: Marco Guerra




Olá, sou o Marco Guerra, tenho 32 anos e moro numa pequena localidade no concelho de Anadia e vou-vos falar um pouco sobre mim e a minha luta contra a obesidade que me afecta desde criança.
Em mais novo o único desporto que pratiquei Rugby. Deixei de jogar quando comecei a trabalhar, federando-me me na modalidade de pesca desportiva.
Em 2007 fui obrigado a deixar o sedentarismo e começar a ter uma vida mais activa. Após umas análises ao sangue fui internado devido a valores anormais nas mesmas e consequentemente ter nos meus rins algumas células cancerígenas. Descobrindo-se que tudo isto se devia a uma situação: excesso de gordura armazenada no corpo. Foi a gota de água!
Fui obrigado a fazer dieta, bastante rigorosa …Hoje não a faria, nem aconselho a NINGUÉM pois perdi muito peso, é certo, mas não foi da forma mais correcta! Foi uma mudança do 8 para os 80 ou seja: deixar fritos, doçaria, cerveja, whisky etc. Para começar a comer: cozidos, grelhados, assados/estufados sem molhos, beber muita água, comer saladas, ou seja: começar a comer/beber o que não comia/bebia. Com a mudança de vida e exercício há mistura comecei então a ver resultados.
A situação teve um retrocesso em 2009, fiquei desempregado e fiz uma operação ao joelho direito. Mal pude recomecei de novo na luta para continuar a perder peso e ser saudável.
Em 2010 fui fazer um curso profissional. Passar o dia sentado acaba por não ajudar muito. Isto aliado à desmotivação que sentia. O curso termina em Outubro de 2011 e como não consegui emprego desmotivei completamente.
É então que em Janeiro, num jantar de Amigos me dizem que não pareço o mesmo que engordei de novo.
Isto bateu cá dentro, afinal estavam a ir por água abaixo anos de sacrifício e não podia ser. Curiosamente, ou não…conheço este blog e entusiasmo-me novamente. Começo a falar com o Amigo Eduino, que logo se mostrou bastante receptivo iniciando assim nova luta com objectivos bem definidos.
Para me ajudar melhor procurei a ajuda de uma nutricionista e cá estou a rumar para novos números na balança.
Comecei a luta com 122.700 kgs e após subidas e descidas estou actualmente com 88 kgs, peso nunca antes conseguido, tendo como objectivo os 85 kg e aí começar a definir o corpo, não como sonhei mas quem sabe? … “O sonho comanda a vida”, e eu comando o meu sonho...

Na vida tudo é possível. Mas primeiro temos de gostar de nós próprios e acreditar que somos capazes, porque SOMOS mesmo!

6 comentários:

  1. Como podem reparar no meu testemunho tenho como meta os 85 e depois definir o que der! Mas já não será assim... Hoje de regresso à nutricionista a balança apontava nos 83 kg o que já me fez superar o objectivo ao qual me propus. Mas porque não tentar os 78? Pois é, vou lutar por eles, e depois? Os 75, porque não? Este é o peso ideal para a minha altura. Mas vamos com calma que agora falta perder 5 kg para o próximo objectivo.

    E hoje marco um novo rumo na minha vida. Desde que iniciei a luta, após subidas e descidas, lágrimas e sorrisos, lutas, pensamentos menos bons, perdi com tudo isto 40 kg. Finalmente vejo que não pareço o mesmo! Não me considero, nunca considerei, nem me considerei um herói. Apenas quero mostrar a todos que lutam como Eu que tudo é possível, temos de acreditar e lutar, lutar, lutar que a recompensa chega. Ah, acima de TUDO primeiro amem-se a vocês mesmo, coisa que hoje valorizo bastante e ajuda...

    A luta continua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que irás conseguir! tu és um grande guerreiro mesmo amigo! =)

      Eliminar
  2. Parabéns Marco, vai em frente e dando noticias jokas ana dias

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez aqui escrevo novamente para actualizar o meu estado actual.

    Encontro-me a 800 gramas do grande objectivo que NUNCA pensei atingir, mas que no fundo nunca desisti dele com maior ou menor dificuldade tive-o sempre como meta! Hoje fui à nutricionista, que muito me tem ajudado, e tive a boa noticia da balança. Estou com 75.800 kgs, portanto a 800 gramas dos 75 kgs.

    Tenho dias dificeis, fases complicadas... mas tenho superado. Se tivesse seguido o plano como deveria ter seguido certamente estaria com menos peso. Mas não segui e sinceramente não me quero culpar por isso pois se erro no outro dia "castigo-me", tem de ser!

    Agora vou continuar a lutar por o objectivo e, claro está, tentar baixar ainda mais. A operação pode chegar a qualquer altura e quero ter o menos peso possível para depois não castigar demasiado o outro joelho.

    Não sou exemplo para ninguém, mesmo sabendo que algumas pessoas me tem como tal e isso motiva-me, simplesmente quero mostrar à comunidade que TUDO é possível. Temos de acreditar e NÃO baixar os braços às adversidades.

    ResponderEliminar
  4. De regresso ao meu testemunho com a ultima actualização. A actualização que nunca esperei vir a conseguir fazer por diversos motivos.

    Ontem fez 5 anos em que iniciei o desporto, em particular o ciclismo, a sério na minha vida. Fez 5 anos que acabara de renascer para a vida, foi o complemento do inicio de uma dieta. Dieta e não reeducação alimentar pois tiraram-me demais o que me prejudicou mais tarde, mas adiante...

    5 anos em que já passei por muitos altos e baixos mas que felizmente saí "vivo" dos baixos e segui sempre para conquistar prémios pessoais, as minhas armas! Tem sido 5 anos intensos com dietas, ao inicio, que pouco deram a não ser perda rápida de peso que começara mais tarde a conquistar sem grandes aventuras. Pelo meio deste tempo 2 cirurgias aos joelhos e poderei não ficar por aqui, infelizmente! De momento estou a recuperar da segunda... Aqui peço-vos uma coisa guerreiros(as): façam exames às vossas articulações e não só ao sangue. Eu poderia não ter passado por as cirurgias caso tivesse feito exames, mas sem conhecimento de causa errei. A suplementação para as articulações é fundamental na perda de peso, acreditem! Não descorem dela por favor!

    Agora falando do motivo que me fez escrever hoje aqui neste "nosso" blog de motivação e bíblia de saberes que o nosso querido Amigo Eduino nos oferece, Obrigado Amigo! Ontem fui à nutricionista, desde Abril que sou acompanhado e tenho tido bons resultados. Consegui no dia que fiz 5 anos de desporto atingir o que nem em sonhos pensava ser possível: perdi 50 kg e a minha massa gorda está abaixo dos 10% (não sei precisar o valor de cabeça)!

    Foram 5 anos? Sim foram! Tanto tempo? Sim, pode ser! Se alguma vez pensei ser possível em 5, 10, 20, 50 anos? Não meus Amigos! Nunca, mas nunca imaginei chegar aqui. Sou muito ambicioso, se não fosse não chegaria aqui... Fui estabelecendo metas, mas nunca em exagero. Pouco de cada vez para não desanimar. 1º quis sair dos 3 ditigos, depois os 90, 85 e parar. Entretanto os 85 já eram e regresso aos 91, novo "click", felizmente alguém notara isso em mim e regresso novamente. Quero os 85, quero os 80, os 75 porque não? Era o grande objectivo. De repente vejo-me com 73, menos 2 kg e estou imensamente feliz! Infelizmente estou parado a recuperar da cirurgia mas isto veio dar animo nesta fazer, veio fazer com que queira recuperar rápido (mas bem) para regressar ao desporto.

    O meu testamento já vai longo. Permitam-me apenas dizer o seguinte: estabeleçam metas curtas mas NUNCA deixem de ser ambiciosos. Determinem o peso X mas deixem já 1% do pensamento para o peso Y. Não queiram chegar lá numa semana, deam tempo ao tempo mas NUNCA baixem os braços. Lembrem-se que o caminho se faz caminhando ;)

    Não quero que pensem "lá veio este gabar-se do que conseguiu". Nada disso meus Amigos! Não sou um herói nem um exemplo, apenas sou alguém que luta contra os números da balança tal como parte da comunidade que por aqui anda. Quero apenas e só mostrar com isto que tudo é possível mas temos de acreditar em nós mesmos!

    Obrigado pelo tempo que perderam ao ler o meu testemunho, tanto no post como nos comentários. Espero poder ajudar alguém com ele, é esse o objectivo! Para mim não pode haver melhor agradecimento que um sorriso sincero e o sorriso que me podem dar é seguir o blog e facebook deste nosso Amigo e ver os relatos que vão aparecendo de conquistas.

    Façam o favor de serem felizes!

    ResponderEliminar