sexta-feira, agosto 3

O meu próprio Testemunho - Eduíno Ribeiro

A minha mudança



Deixem-me apresentar,
Meu nome é Eduíno Ribeiro e eu sou um ex-obeso...
Toda a minha vida fui obeso... Cheguei a ver o número 150 na balança...
Senti o cansaço, o sofrimento e o peso do mundo, literalmente nas minhas costas...
Isto, até aos meus 28-29 anos...
Em 2009-2010 tudo muda...
Coloquei uma banda gástrica nos meus 26 anos devido a um princípio de ataque de coração, mas de nada serviu... O corpo tinha mudado mas a mentalidade de obeso ficou cá...
Desci de quase 150kg para 120kg e ai, como tinha já referido, a mentalidade de obeso impediu-me de evoluir mais... Estagnei e até aumentei de peso...
A banda estava apertada e não me permitia ingerir comidas sólidas e em grandes quantidades e foi ai que vi a minha mentalidade de obeso a florescer dentro de mim, como um parasita a ocupar o meu corpo...
Recorria a muitos truques, como derreter chocolate e beber, comer e vomitar até a banda dar de si e comer até não conseguir mais...
Foi uma etapa muito triste e negra para mim... Senti-me como a pessoa mais inútil, mais estupida, mais incapacidade do mundo...
Um dia apanhei uma grave infeção na minha banda devido aos inúmeros erros que cometia...
Fiquei doente, febril e de cama...
Os comprimidos não passavam porque a banda estava muito apertada...
Recorri então aos meus médicos de banda gástrica e me foi dito que teria que alargar por completo a banda para que a infeção passasse...
O meu mundo desabou...
Pensei logo de imediato como poderia emagrecer sem ajuda da banda... Se mesmo com a banda engordava então com a banda voltaria a estaca zero, aos 150kgs de puro sedentarismo e preguiça...
Fui para a casa com o coração na mão, morrendo por dentro, invocando toda as ajudas possíveis e imaginárias...
Lamentava ser assim.
Uma pessoa inútil e obesa...

Chegando a casa deparo-me com a única coisa boa que tinha feito na minha vida...
a minha filha...
Chorava por dentro para que ninguém em casa repara-se no que se passava...
Gritei silenciosamente por ajuda, mas essa ajuda não vinha...
Via a calma angelical da minha filha enquanto dormia e consigo apaziguar a dor dentro de mim...
Durante 44m fico ali, espectado a olhar...
Sou envolvido numa calma penetrante que me afasta dos meus problemas, do meu sofrimento, do meu ser...
Eu e ela, ela e eu... O meu mundo ali... a dormir...
E foi nesse momento que obtive o click que nunca antes tivera...
Foi ali que decidi mudar a minha vida, sem qualquer tipo de ajuda, já que esta sempre me tinha sido negada...
A partir daquele momento tudo mudou na minha vida...  a minha mentalidade mudou devido a minha filha...
Organizei-me, planei, estudei.
A minha longa jornada começou com simples caminhadas de pouca duração e de pouca distância...
As articulações não estavam boas, apesar de sempre ser um desportista, mesmo obeso...
O tempo foi passando e o meu progresso era evidente...
As pequenas caminhadas já não faziam efeito e necessitava de algo mais.
Comecei a fazer longas caminhadas de 4, 5, 6 até 10km por dia...
Sentia-me como um novo homem, um novo ser...
Libertei-me de quase 70kgs.
Sentia-me bem mas não o suficiente... A minha dieta e o meu plano deixou-me demasiado fraco e muito pálido...
As pessoas vinham ter comigo e perguntavam-me se eu tinha cancro ou alguma doença terminal...
Sentia-me novamente em baixo e novamente via a injustiça a bater a minha porta.
Isso atingiu-me... mas não iria vencer-me...
Venci uma etapa e iria conseguir mostrar ao mundo que eu conseguiria ser o que sempre ambicionei ser...
Um jovem saudável e equilibradamente bem.
Comecei a praticar natação e musculação...
Novos desportos, novas motivações.
Agora estava no bom caminho, agora estava a emagrecer saudavelmente...
O meu corpo floresceu para uma realidade que nunca antes tinha encontrado...
Estava forte, elegante e pela primeira vez na minha vida, vi que as pessoas olhavam para mim, não como motivo de gozo, mas de admiração e orgulho...
Novamente sentia-me bem... Novamente sabia que era este o percurso que eu queria seguir, mas no entanto não era o suficiente...
No meu passado, só queria alguém que compreende-se e que me estendesse a mão e dissesse " Eu estou aqui, eu compreendo-te, eu vou ajudar-te"...
Mas ninguém aparecia e simplesmente ficava a olhar para o vazio e comia comia comia...
Estava mudado, estava bem fisicamente, mas moralmente faltava-me algo...
Queria ajudar.
Queria ajudar a comunidade que eu estava inserido, a comunidade de obeso e ex obesos....
Não somente por palavras mas por actos....
Comecei a tirar um curso de Instructor de Fitness e de Cardio e Musculação para que aprendesse ainda mais a desenvolver o meu corpo e ensinar todos aqueles que querem ser ajudados e agora tenho o curso de Personal Training para que o conhecimento fosse ainda mais profundo
Foi uma mais-valia para mim e para todos aqueles que eu pretendida ajudar e seguem-me.
Agora vocês perguntam "seguem?"
Sim seguem...
Fiz um blog (http://eduino.blogspot.pt/)  e uma página de facebook (https://www.facebook.com/Adoro.Desporto) aonde transmito todo o conhecimento que adquiri para que a minha população tivesse armas para combater o flagelo que é a obesidade...
Ali tento ajudar em tudo o que possa.
Psicologicamente, fisicamente eu estou cá para ajudar
Esta é a minha comunidade, e vocês são os meus guerreiros.

Faço de tudo para os ajudar inclusive prejudicando a mim mesmo em tempo com a minha própria família...
E faço isso porquê?
Porque em tempos precisei e ninguém veio ao meu auxílio...
Eu compreendo, eu sinto, eu sei como dar a volta...

Eu estou aqui, eu vou lutar ao vosso lado..
Separados somos fortes, juntos somos invencíveis...

Saudações Desportivas,

18 comentários:

  1. Faço uma vėnia a todo o teu empenho que tens contigo, e para o empenho que tens para todos que te seguem.. sigo todos os teus posts, continuarei a faze- lo (: continua assim. : D grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo! =) ainda bem que gostas da nossa comunidade. um fortíssimo abraço para ti guerreiro

      Eliminar
  2. Adorei ler as tuas palavras! O meu clique tbm já me deu, ainda ontem fiz musculação e hoje dói-me o corpo todo :P mas sabe tão bem, quero ser diferente! Quero ter mais energia, ter mais consciência corporal, mais força, mais resistência, ser mais feliz, mais saudável e acredita que o teu blog e facebook motiva-me imenso! Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado eu por fazeres parte da nossa comunidade! força para a tua caminhada querida!

      Eliminar
  3. Meu Amigo vergo-me perante estas palavras! Tu tens sido um guerreiro e, ao contrário de muitos, paras a tua vida pessoal e dás a mão a quem mais precisa mesmo quando os agradecimentos são "desprezo". Tu mereces ser respeitado pois como Tu existe muito pouca gente. Não és único és edição limitadíssima!

    Sei o que digo pois graças a ti agarrei de novo a vontade de continuar a lutar! Mesmo assim cometo erros, quem não comete? Mas pelo menos contigo tenho aprendido muito e continuo a lutar por objectivos.

    Meu Amigo, Parabéns por TUDO! Para mim serás sempre uma inspiração, um orgulho, um GRANDE Amigo que espero um dia conhecer fora do mundo virtual.

    Abraço e Parabéns! És GRANDE!

    ResponderEliminar
  4. ohhh amigo obrigado pelas tuas palavras.. eu tb cometo erros, somos todo humanos! apenas temos que saber os erros que cometemos para depois compensar =)
    e eu considero-te um grande amigo e sim temos mesmo que reunir fora do mundo virtual! um fortíssimo abraço para ti guerreiro

    ResponderEliminar
  5. De há umas semanas para cá que sigo tanto o blog como o facebook, já comentei parte do meu percurso, inclusivamente reparei através das fotos antigas que frequentamos a mesma escola.

    Desde que me deparei com este blog que todos os dias cá venho com a esperança de teres ai um post para um convívio, uma caminhada, uma tertúlia, qualquer coisa para poder debater e falar com pessoas que passam ou já passaram por isto. Por muito boa vontade que haja da parte das outras pessoas, uma pessoa que nunca foi obesa não compreende, acham que somos obesos por opção ou que somos fracos e esse, na grande maioria das vezes, não é o caso.

    Tenho andado desinspirado nestes últimos tempos, falho na alimentação e consequentemente no treino, o facto de te andar a seguir-te online voltou a "despertar-me".

    O que fizeste e continuas a fazer, por ti e principalmente pelos outros não tem preço!

    Não vou dizer que és grande, não precisas que te digam, tu sabes o que te custou, mas como guerreiro desta comunidade, sinto uma ENORME honra ter-te como Comandante!

    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei deverás comovido com o teu comentário! é por causa de pessoas como tu que continuo a fazer o que faço! Muito obrigado mesmo pelas tuas palavras! comoveu-me =)

      Eliminar
  6. Porque é que a senhora que anda a criticar a tua banda não vem ler isto? O ego ocupa o tempo?

    ResponderEliminar
  7. Sou sua fã brasileira vioooo?
    Grande exemplo pra nós que estamos na batalha!!
    Deus abençoe cada dia mais e te dê em dobro toda força que vc passa pra nós !
    Se cuida amigo ! B-ju !

    ResponderEliminar
  8. Um exemplo de força, de esperança, de vida. Devemos agarrar os sonhos mas na vida há alturas que são pessoas, pessoas importantes que nos fazem agarrar à vida e aos sonhos, que nos dão a confiança quase como uma garantia de que somos capazes. Na chegada de tão árdua viagem olhamos para trás e realmente foram sacrifícios mas pela vitória concebida tudo foi simplesmente incansável! Parabéns pela sua luta e pelo exemplo a seguir! Saudações

    ResponderEliminar
  9. Amei!!! amei seu blog, amei sua história, sua dedicação!!!
    Meu herói e exemplo!!!
    Parabéns sou sua fã brasileira!!

    ResponderEliminar
  10. eduino, meus parabéns! eu engordei até 121kg, hoje estou com 99kg, quero ainda emagrecer mais 20kg e seu facebook me ajuda a motivar! espero que vc mantenha sua meta e tenha se conscientizado de que não é só pela beleza, é saúde! um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Caro Eduíno, desde já , os meus sinceros parabéns! Demonstraste (e demonstras) uma força de vontade incrível, para contigo e os que te rodeiam, familiares, amigos, até mesmo pessoas que não conhecem, mas elas conhecem te a ti. A ti, e à tua história, a tua luta, o teu sofrimento, as tuas angústias, mas também à tua felicidade, alegria, amor, compaixão e solidariedade.. foste, és e continuas a ser um guerreiro, e um motivo de "motivação". Consigo dizê-lo pelas palavras que li, pelo teu testemunho e pelo dos outros!
    Como vim parar ao blog? Tenho 23 anos, faço desporto (com pouca regularidade) e sempre tive pouca força de vontade, não há nada que tenha feito na vida em que pusesse todo o meu interesse (à excepção de familia e amigos que me estão sempre a motivar a cada dia, hora, minuto). Sinceramente estou a tentar encontrar um objectivo de vida, uma realização pessoal, que passa por ser melhor para mim mesmo (alimentação, desporto, auto-motivação, interesse) e ser melhor para os outros também. Acontece que descobri (talvez esteja enganado) que temos de nos ajudar em primeiro lugar, para podermos ajudar o próximo. Ontem, hoje e amanhã vou querer mudar, embora não tenha feito o necessário para isso. Contudo vou mudar isso a partir de hoje, e quero agradecer as tuas palavras, a tua história e a tua força de vontade.
    És realmente um guerreiro Eduino :) Vou acompanhar este blog com unhas e dentes ;)

    Um grande abraço e boa sorte nas tuas realizações pessoais! Desculpa o desabafo, mas senti que tinha o direito de o fazer, perante o teu exemplo, e que todos deveriam seguir! Espero encontrar o meu caminho, assim como todos no mundo, que precisam de paz e tranquilidade em si próprios :)

    Um sincero obrigado,
    fpomoreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei =) e tu irás encontrar o que procuras de certeza. Basta focar e acreditar =) mt obrigado pelo teu comentário =)

      Eliminar