sexta-feira, dezembro 28

Quitosana ou Chitosan

Consumir menos gorduras é um objectivo que toda gente tem, pois quando a absorção de gorduras alimentares é reduzida, propicia-se a utilização das gorduras de reserva. 
Contudo, os hábitos alimentares modernos tornam difícil a concretização deste objectivo. No entanto, existe actualmente um suplemento que permite que as gorduras saturadas "transitem" pelo sistema digestivo sem aí serem absorvidas: o Chitosan. 

Trata-se de uma fibra especial que actua nas gorduras como um íman. Combina-se no estômago com uma quantidade de gordura equivalente a 8 a 10 vezes o seu peso (é obtida a partir de carapaça de crustáceos, que apresenta uma alta capacidade de se ligar a gorduras, podendo se ligar de 8 a 10 vezes o seu peso em gorduras, isto significa dizer que cada grama desta fibra captura de 8 a 10 gramas de gordura. Isto representa cerca de 81Kcal.) e forma com essa gordura um gel indigerível que é posteriormente eliminado pelas vias naturais. 

Num estudo controlado recente, pacientes moderadamente obesos que tomaram Chitosan perderam 3 vezes mais peso que os indivíduos do grupo de controlo, seguindo uma dieta idêntica.
 A melhor forma de utilizar Chitosan consiste em o absorver imediatamente antes de uma refeição que contenha lípidos.

A quitosana, também, capta sais biliares presentes no intestino, o que desencadeia o aumento de produção destes pelo fígado. Os sais biliares são formados no fígado a partir do colesterol LDL

Poderão encontrar um chá com Quitosana no LIDL.

Espero ter ajudado
Saudações Desportivas

2 comentários: