segunda-feira, janeiro 21

Sementes de Chia

Semente de Chia
As sementes de chia, quiçá pela sua origem, têm surgido ultimamente como o novo “El Dorado” da alimentação saudável. Com tremendas quantidades de fibra, proteína, ácidos gordos ómega 3 e cálcio, a fórmula parece ser de sucesso, mas... resultará mesmo?

A sua história diz que sim! Para além da sua denominação estar ligada à palavra maia para “força”, foram justamente os Maias e os Astecas que durante largos anos fizeram destas sementes a base da sua alimentação juntamente com o milho e o feijão. Existem até relatos que lhes conferem o misticismo típico nestas ocasiões onde duas colheres de sopa destas sementes seriam suficientes para “24 horas de sobrevivência”.

Vamos lá esmiuçar


O que é
Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Composição
Entre os principais componentes está o ómega 3 - em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

Ajuda a perder peso porque...
Segundo alguns estudos,a chia em três formas:

· Saciedade: "As suas sementes são ricas em fibras ao entrarem em contacto com a água, formam um gel no estômago tornando a digestão mais lenta.
Assim ficamos satisfeito mais rapidamente consumos porções menores.

· Combate inflamação: "a gordura é um resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ómega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

· Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".

Outros benefícios
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Contra-indicações
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade indicada.

Como consumir?
Pode ser encontrada de três formas - in natura (grãos), óleo e farinha.A chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).




1 comentário:

  1. Já vi à venda no Modelo, naquela zona saudável. Vou experimentar para tirar conclusões :P

    ResponderEliminar