quarta-feira, janeiro 30

Solidão num Mundo Cruel: Factos Reais



Eclesiastes 11:9
"Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos;"
Toda a minha vida lutei por algo que sinceramente pensava que estaria muito longe do meu alcance...
Lutei para que a injustiça que envolvia todo o meu ser fosse levantada e eu pudesse florescer...
Lutei por amores que sabia que seriam impossíveis;
Lutei por sentimentos interiores, como raiva, angústia, desprezo por mim mesmo, nojo...
Lutei por uma sociedade que é era e é cada vez mais injusta para todos aqueles que não se regulam pelo seus patamares;
Lutei para que todos nós podemos ser as mesmas oportunidades;
Lutei e lutei e lutei...
Lutei para por um fim nisto tudo...
Se consegui?
Pessoalmente consegui muitas vitorias mas no entanto não ganhei nenhuma guerra.
A luta que Luto não só por mim, mas por todos aqueles que não tem as armas que eu neste momento tenho, para que usufruem daquilo que nunca usufrui na minha juventude.
Perdi toda a minha juventude toda por causa da minha doença e não quero que ninguém mais passe por isso...
Não quero que as pessoas tenham a necessidade de se refugiar durante montes de anos como eu fiz, refugiando-me na escuridão e na minha bolha de segurança...
Ainda hoje vi o desprezo que a nossa sociedade faz com as pessoas que são diferentes.
Ouvi comentários menos próprios para uma pessoa que era obesa....
Um rapaz, obeso, por volta dos seus 18 20 anos,com um perímetro bastante grande,entra no metro e olha ao seu redor para ver se encontra um sitio para ficar. Ao olhar para a carruagem eu olho para ele e ele olha para mim... baixa a cabeça e fica a olhar para o chão, como se dissesse "não olhes para mim que não sou digno de tal".. 
O meu coração  partiu-se em mil pedaços a ver tal imagem... 
Tantas e tantas vezes fiz eu o mesmo, encolhendo-me no meu mundo para que ninguém visse o monstro que eu era...
O rapaz entrou, como já tinha dito, e colocou-se num canto de pé,com montes de lugares vazios... Não se sentou.. 
A frente de mim dois jovens magros e altos, comentavam acerca do rapaz...a maneira que ele estava vestido e acerca do físico dele,sendo que ele encontrava-se distante.
Longe eles imaginarem que eu iria dizer algo.. No entanto assim o fiz...
Eu, modéstia a parte, grande como sou, viro-me ao pé deles e digo... "os vossos comentários apenas revela o quanto fraco  o vosso interior é e revela que vocês são tão baixos que para se sentirem melhor têm que gozar com outros para se sentirem melhores..."
Dirijo-me ao rapaz e digo a ele para se sentar-se ao pé de mim, frente a frente daqueles dois seres...

Ele, primeiramente recusa, mas depois mostro-lhe uma foto do meu antigamente, que faço questão sempre de ter no telemóvel e ele cede falar comigo
Ficamos a conversar( não vós vou  transmitir na integra a conversa) e eu encorajei-o somente a não ter necessidade de se esconder, porque não somos nós que devemos algo a sociedade, é a sociedade que nos deve.
Sinceramente,apetece-me gritar para que todos ouvissem o quanto injusto é a nossa sociedade.
Só lamento não conseguir fazer mais para mudar isto tudo...
Enfim..

7 comentários:

  1. Eduino,

    não podes nem podemso mudar o mundo, a sociedade, mas acredita que deves ter mudado o mundo desse jovem amigo, sem duvida.
    obrigada por isso e por tudo. Sei que as vezes pensas que o esforço e inglorio, pode ser muitas vezes sim, na maioria das vezes ate... mas sei qeu masi cedo ou mais tarde teras o retorno do jovem ou de outro, que ajudas te, e o reconhecimento dele. Compreendemo-lo bem demais... certamente que deste algo apra que o jovem, pensasse e refletisse.
    Os nosso resultados não são visiveis no imediato e tu mais do que ninguem sabes do qeu falo, tanto por nos proprios ou por tentarmos ajudar alguem, que relamente queira ser ajudado. É frustrante por vezes, mas também é compensatório, quando vemos uma pequena grande vitoria nessas pessoas, e temos qeu nso resfriar, para nao deitarmos tudo a perder, ja qeu a pessoa pode incorrer em dezlizes. Amigo, sei que hoje ajudas te alguem, e a tua maneira de ser, o teu caminho. Parabéns, pro teres tido essa coragem, humildade, atitude, nem todos depois de terem sido obesos, se comportam assim, mas esta dentro de ti e de alguns, poucos, que vamos encontrando na vida e vao entrando e ficando e que nso ensinam tanto, tanto, mesmo qeu a distancia, ao ler algumas linhas, memso nao dando muito retorno...
    Amigo, o teu, nosso caminho e perigoso, custoso, ambivalente, frustrante, nao e um trabalho mas e como se fosse, esta e a nossa causa, causa bem conhecida e que ano a queremos de volta.
    obrigada pela tua atitude, força sempre para este teu caminho.
    ana dias

    ResponderEliminar
  2. Tu contaste uma história que me lembrou um grande amigo meu.
    Ele é obeso e já o era quando o conheci. Ele lutou sempre muito, mas manteve-se sempre muito isolado. As pessoas não ajudavam, afastando-o. É um círculo vicioso terrível.
    Eu lembro-me quando ele e eu entrámos na mesma escola. Não conhecíamos ninguém, nem mesmo um ao outro. E eu via toda a gente a conversar e a rir, todos se conheciam. Eu já falava com um ou outro, mas aquele rapaz estava sozinho. E eu fui o primeiro e único a ir ter com ele. Hoje é um dos meus melhores amigos. Passámos por coisas muito más naquela escola, mas damos graças a Deus termos tido o prazer de descobrirmos uma amizade tão grande! Ajudá-mo-nos muito em muitas dificuldades e apesar de já não o ver há meses, considero-o um dos meus melhores amigos. E era o que estava mais sozinho.
    As pessoas esquecem-se de ver corações, olhando apenas para expressões falsas e ilusórias. As maquilhagens escondem a nossa realidade, uma realidade que temos sempre medo de revelar, vergonhosamente. Porque quem se revela é sempre aquele que é especial! Basta isso para sermos algo e fazermos algo por este mundo nosso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És um grande senhor zé =) obrigado pelo comentário e por fazeres esse rapaz mais feliz

      Eliminar
  3. Sem dúvida que tens um grande coração. Podes não conseguir mudar o mundo, mas estás a conseguir mudar uma pessoa de cada vez e de certeza que esse rapaz teve nesse momento algo diferente do que aquilo que estava habituado ou à espera.
    És uma inspiração Eduíno! É um prazer ter descoberto o teu blog e por consequência facebook (apesar de não escrever nada no facebook por não ter facebook...mas isso é outra conversa...).Já dei a conhecer o blog e facebook, ao meu namorado (Zé Consciência) e adoro o facto de ele ver em ti um exemplo e principalmente de tu lhe dares força, apesar de não te conhecer pessoalmente, mas acho que gostaria de te conhecer!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ele é uma pessoa espectacular! estima-o bem! e adoraria conhece-lo pessoalmente, acredita! ele é , também, um grande exemplar de homem

      Eliminar
  4. As pessoas não são só injustas com os gordos, são também com os magros, com os que têm o nariz grande, com os que têm dentes grandes, dentes tortos, com que tem cabelo comprido demais, com quem tem cabelo curto demais, ... Enfim, as pessoas arranjam sempre algo onde pegar. Pessoas mais sensíveis acabam por se resguardar no seu mundo e acreditam nessas palavras, e mesmo anos mais tarde sabendo que essas palavras são ditas por quem devia estar calado, elas doem, e seguem connosco para a vida. Cada vez mais vivemos num mundo de pessoa (que se julgam) perfeitas e os outros são aberrações. Cada vez mais se sente isso em tenras idades... Viver em sociedade devia ser algo de bom, não devia?!

    ResponderEliminar