terça-feira, fevereiro 8

Como ler a Tabela de Nutrição nos pacotes!

Olá caros leitores(as),
Após de um fim de semana em Barcelona, cá estou eu novamente a partilhar convosco dicas que eu fui adquirindo ao longo da minha jornada dietética.


Sei que muitos de vocês têm certas dificuldades em lerem as tabelas de nutrição, que obrigatoriamente,todos os alimentos têm que ter (ou deveriam ter).
Sendo assim tentarei explicar, de uma maneira simples e rápida, como ler as tabelas.


Vamos esmiuçar:


Kcal : O valor calórico (e.g. por 100g, por porção), que pode vir expresso em Kcal ou Kj, e à discriminação de cada nutriente descrito na embalagem (proteínas, lípidos, glícidos) em particular, ou seja, é a suma de todos.
Geralmente este valor é sempre descrito como 100gr / porção ou ainda por unidade.


Hidratos de carbono simples e complexos: Os alimentos compostos por hidratos de carbono complexos (polissacáridos), são alimentos que deveremos evitar. Produtos como refrigerantes, bolachas  e doces são quase totalmente compostos por açúcares simples.
São chamados de açucares de absorção lenta porque demoram muito tempo a sair do nosso sistema.
Estão presente em alimentos como o pão e outros cereais, as batatas, o arroz, a massa e as leguminosas e os referidos acima.


Alimentos de hidratos de carbono simples (monossacáridos e os dissacáridos) são alimentos compostos por açúcar também, mas no entanto, tratando-se de um composto que o nosso organismo facilmente "liberta" pode ser consumido moderadamente.


O hidratos de carbono simples, são chamados de açucares de absorção rápida, porque o nosso corpo vai buscar energia dos mesmo rapidamente.
Poderemos encontrar em fruta, mel, cereais entre outros.








Lípidos.  Deveremos ter muito cuidado porque é daqui que vem as gorduras.
Devem ser preferidos alimentos com maior teor em lípidos insaturados do que saturados. As bolachas à base de manteiga, bolos e folhados são bastante ricos em lípidos saturados








Não sou nutricionista por isso se houver algum lapso, por favor indiquem-me e rectifiquem.


Alguma dúvida não hesitem em perguntar.
Boas escolhas...

3 comentários:

  1. boa!
    gostei do que li:)
    parabens pelo post que está muito bem conseguido !
    jinho gordinho

    ResponderEliminar
  2. o comentario anterior é meu (gina) ainda ando a aprender hehehe

    ResponderEliminar