quinta-feira, março 3

Exercícios enquanto Obeso - Obesidade VS Exercicio



Olá caros leitores e leitoras,


Quando temos muito peso para perder, poderá ser complicado fazer exercícios.
Pensamos que nunca iremos conseguir por causa da gordura toda envolvente.
Não somente é difícil fisicamente como psicologicamente.
Respirar torna-se difícil, as dores são agoniantes, o coração parece que nos vai saltar da boca para fora.
Penso que não vou conseguir, que sou demasiado gordo para correr ou saltar.. penso que irei fracassar como das outras 20x que tentei fazer dieta


No meu caso, foi algo que foi fazendo gradualmente.
Comecei a andar a pé (algo relativamente fácil) e aos poucos vi mudanças enormes e é assim que tudo começa.
Pequenos passos...


1km (1 semana) - 2 km (2 semana) - 3km ( 3 semana) -  3,5km(4 semana)
Aliado a uma alimentação cuidada foi assim que desci de 120kg que tinha na altura até 85kg em 3 a 4 meses.


É muito complicado começar a fazer uma dieta para pessoas com pesso em excesso. Aqueles momentos de angustia de não vou conseguir, das dores físicas e psicológicas, as barreiras mentais que não nos permitem passar, da ansiá de comer , o stress e as vezes mesmo o pânico.
Eu, também tive vários momentos de pânico... Voltava da minha caminhada e chegava a casa cansado, estoirado e completamente faminto... Lutei muito para não comer muito (como comedor compulsivo a minha hora fatal era sempre de noite) porque sabia que se fosse comer naquela altura iria estragar uma hora de caminhada.
Não é fácil lutar contra isto e muito mais obstáculos que a nossa sociedade nos impõe. Aqueles jantares com os amigos, as saídas a noite, a ceia da noite,  os preços extremamente caros de comida saudável e os preços bastante acessíveis de comidas maliciosas para o nosso bem estar  ... tudo isso torna difícil a nossa guerra contra a obesidade.
Mas será isso o suficiente para desistirmos dos nossos sonhos?


a isso respondo NÃO!!!


E para vós ajudar vou vos dar umas dicas que todos poderão fazer:


A FAZER:


1. 10.000 Passos - Simples e eficaz! Pele menos durante 4 dias da semana deverão andar ao vosso ritmo, 10.000 passos. Traduzindo em minutos 30 a 40m de caminhada.


2. Ténis: Quando somos pesados, deveremos ter em mente uma coisa! O que sofre mais são os nossos pés.. Deveremos ter muito cuidado com aquilo que colocamos na nossa base.Eu pessoalmente uso uns ténis da adidas que são próprios para corrida mas no entanto deveremos ter sempre a noção do que pretendemos.


3. Roupa Confortável- Tudo para evitar ficarmos "assados"...Acreditem é doloroso! esta foi uma lição a qual eu aprendi e bem...  nada de algodão! Na Decathalon existem uns calções e uma camisas de lycra que se pode usar por dentro e são óptimas para evitar a irritação da pele.
Para quem quer mesmo de qualidade a Adidas agora apresenta uns novos equipamentos da Gama TECH-FIT.


4. Muito Cardio: Caminhar é bom mas recordem-se que nunca deverão ficar no mesmo ritmo. Passado algum tempo de caminhadas está na altura de evoluir, ou , evoluindo as vossas caminhadas para curtos tempos de corrida ( caminhada - corrida - caminhada - corrida) ou então associar mais um desporto ao vosso exercício ( No meu caso passado 2 meses, ia sempre caminhar em direcção a  piscina , ou seja, caminhava 3,5km e ia directo para a piscina onde fazia mais 2km)


5. Alimentação cuidada: Falo do meu caso... Durante esses 3 meses de dieta rigorosa não comia qualquer tipo de hidrato de carbono ( pão, massas, arroz etc). Isto não quer dizer que vocês deverão fazer isso.. Deverão sim consultar uma nutricionista e a mesma indicar-vos-a a melhor solução para vocês. Cada caso é um caso. O que eu posso dizer é : evitar fritos, evitar fast food, comer duas em duas horas ( coisas saudáveis), beber 2 litros de água por dia, evitar álcool... Existem muito mais coisas mas ai já existem outras dicas que fiz e que poderão cuscar..


NÃO FAZER:


1. Muito cuidado com o impacto nas pernas e pés. Nada de saltar com os dois pés sobre uma superfície dura.


2. Nunca poderemos comparar com os outros: Nós somos o que somos. Temos limitações. Nunca deveremos ter vergonha das nossas limitações e deveremos sempre sabe-las. Mas atenção... Tenham sempre em mente que limitações são para ultrapassar... deveremos tentar ir além das nossas possibilidades... mas sempre com cabeça.


3. Não sejam impacientes: Não deveremos pensar que só porque fizemos um treino bom e duro, que vamos logo emagrecer 10kg num dia. Os resultados duradouros são aqueles que levam mais tempo a conseguir. Recordem-se sempre disso.


Resumindo eis os desportos  que aconselho para pessoas mais pesadas:




 e claro




Hoje em dia está muito em moda o BIGGEST LOSER. 
Este programa, no meu ver é excelente.. Motiva as pessoas.. mas nunca se esqueçam de uma coisa... Eles são seguidos por 2 treinadores especialistas, uma equipe de suporte que inclui médicos, nutricionistas, cozinheiros etc etc) e tem a disposição um ginásio completamente equipado.
Deveremos ser realistas... a nossa realidade não nos permite isso... Lutem com aquilo que têm e que podem.
Poderemos emagrecer sem grandes custos financeiros meus amigos e amigas.. tudo cai na nossa perseverança e dedicação.


Já sabem que podem contar sempre comigo...
Até lá bons exercícios..

10 comentários:

  1. Muito bem! Motivador Eduíno!

    Em relação à tua dieta só te tenho a dizer que não devias ter cortado por completo com os HCs, porque eles são a nossa principal fonte de energia. Devias ter reduzido, sim, e, se quisesses, cortar completamente com eles a partir das 16h da tarde onde se fazem refeições à base de proteína (peixe, carne...) e legumes e gorduras saudáveis (amêndoas, nozes... nunca mais de um punhado)

    ResponderEliminar
  2. Olá Tomás,
    De facto tens razão! Durante essa fase fiquei mt fraco mesmo... não deveria ter eliminado por completo mas na altura o desespero era muito e o conhecimento era muito pouco...

    obrigado pelo teu contributo

    ResponderEliminar
  3. Olá! Boas dicas, sim senhor!
    Como já te disse, estou actualmente a fazer exercício diariamente. Estava a fazer hidroginástica e cárdio, mas agora optei, pelo menos durante um tempo, fazer só piscina. Não gosto do ginásio, acho monótono, e já não aguentava olhar sempre para aquele maldito plano. A rotina estava a dar cabo de mim. Agora ando mais motivada, porque a hidro é um desporto mais divertido, o grupo é muito animado, no entanto o corpo está a ressentir-se e o peso baixa mais lentamente e às vezes nem baixa.
    Decidi ser paciente e esperar resultados demorados mas mais duradoiros. Acho que acima de tudo, fazer desporto deve ser algo divertido, e não o castigo por sermos gordos.
    Beijos saudáveis!!!!

    ResponderEliminar
  4. olá Madalena.
    Fazes bem não parar e natação é excelente sem dúvida.
    O ginásio, se não tivermos com quem ir, torna-se as vezes bastante monótono ( para não dizer também dispendioso.
    Deverás sempre encontrar no desporto algo agradável porque senão mais tarde ou mais cedo irás perder a motivação e volta tudo novamente a estaca 0.
    Ainda bem que gostas da hidroginástica. E minha cara, mais vale devagar e bem do que depressa e mal, já dizia o ditado.
    NO que puder ajudar diz-me.Sabes que poderás sempre contar comigo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Ola!
    É sempre muito bom ler te!
    Espero que muitas pessoas venham ler o teu ultimo post, axo o muito importante para quem quer perder peso como eu. Graças a ti, ja perdi 3kg em pouco mais de uma semana. Muita água,chá, alimentação saudável e exercício :)
    Sempre que precisar de forças, venho ler e re-ler e se for preciso rererereler as tuas dicas!!!

    OBRIGADA Eduíno!!!
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  6. Oh muito obrigado por tal elogio.
    Não foi graças a mim mas sim graças ao teu esforço e empenho que perdeste esses três primeiros quilos.

    Criei mesmo este blog para ajudar e fico muito contente que esteja a resultar para ti =)

    Beijos e continuação de um bom trabalho

    ResponderEliminar
  7. Boas Eduíno,
    Estive a ler o teu blog, e desde já, parabéns. É excelente, motiva qualquer um e ajuda quem quer perder peso, como no meu caso.
    Comigo passa-se o seguinte: eu não tenho possibilidades de ir à piscina, pois tenho medo da água. Já é um trauma que tenho desde pequeno, mas por mais que tente, não consigo entrar numa piscina/mar.
    Em contrapartida, tenho em casa, daquelas bicicletas fixas. Achas que uma boa caminhada, seguido de meia hora/45 minutos de bicicleta, também dariam resultado?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Sim sim sem dúvida que sim.
    No meu caso, posso dizer que só comecei a fazer piscina passado 2 meses... fazer cardio é a melhor coisa que se pode fazer...Tenta caminhar o máximo que puderes... quando vires que se torna fácil, coloca pesos nos pés ( compra-se na decathalon por exemplo )e tenta fazer o máximo que puderes.
    Em termos de bicicleta é sem dúvida uma mais valia.
    Se conciliares estes dois deverás mesmo conseguir perder peso gradualmente...
    Se precisares de ajuda por favor não hesites em perguntar.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  9. Calhou mesmo bem este post... na "minha" altura certa ;)
    Merci...

    ResponderEliminar
  10. Ola Edu chamo me Sonia tenho 31 anos e ao contrario de ti k sempre foste gordinho eu fui o oposto eu ate aos meu 19 anos era magrinha estava na casa dos 50kg 55kg não passava disso,mas depois nao sei muito bem o porque comecei a ganhar peso nao sei e por ter perdido a minha mãe,mas realmente nao sei qual a justificação.Neste momento tenho 31 anos e estou a pesar 98kg nunca pesei tanto como agora,ja andei num ginasio mas nao gostei muito e tambem nao tenho possibilidade finaceiras,sinto me fustrada porque nao tenho força de vontade suficiente por faze algo por mim mesmo eu tento mas basta andar um pouco mais em baixo que deito tudo a perder,nao sou suficiente forte para conseguir,sinto me revoltada,por vezes ate perco vontade de viver ,nao me gosto de ver ao espelho axo me feia,gorda eu era tão bonita nao keria xegar aos 55 kg bastava me perder 30 kg mas axo que nunca vou conseguir.neste momento tenho estado a cortar em certas coisas que gosto(doces,bolos)por vezes é dificil mas tenho estado a conseguir,tenho comido mais legumes nao tenho feito caminhadas o meus horarios nem sempre me primitem esta a ser complicado depois so tenho vontade de chorar em fim tenho sofri muito ao longo da minha vida,a perda do meus pais e uma relação nao muito feliz tudo me tira as forças a motivação ,apenas me mantenho viva porque kero ver a minha filha crescer e a coisa mais perciosa que tenho neste momento

    ResponderEliminar