sexta-feira, janeiro 13

Dicas Nutrição: Importância das proteínas para perca de peso



Olá a todos e a todas,

Então vamos lá descobrir o porque é que importante termos a quantidade certa, ou quase, para termos uma perca de peso.


Qual é a quantidade de gr que deveremos ingerir de proteína?
Depende de cada pessoa...

Ora bem, se temos uma pessoa que pesa 100kg este deveria consumir por dia 100g de proteínas... 
No caso de se fazer desporto diário e intensivo, não existe qualquer tipo de problema se ingerirmos um pouco acima destes valores. Agora, como tudo neste mundo, se for exagerado pode causar danos ao nosso corpo, principalmente ao fígado e aos rins, por isso nada de exageros.

Agora porque é que é importante o uso das proteínas  na nossa dieta?

Uma dieta muito rica em proteína conduz a uma perda de peso rápida porque a proteína estimula a perda de líquidos do corpo.
A proteína é importante para construção muscular, e sendo que, quando mais músculo tivermos, mais queimamos no descanso (assunto já referido várias vezes no blog).
Ao termos mais músculo, o nosso corpo começa a aumentar a libertação de energia armazenada.
Primeiro irá buscar os hidratos de carbono e logo após de não termos mais hidratos ( é por isso que é importante não ingerir hidratos depois das 16.00h) o corpo irá buscar a gordura a energia que necessita e ai é aonde querermos chegar.
Sendo assim, uma dieta rica em proteína e pobre em hidratos, força o nosso corpo a ir buscar as nossas gorduras localizadas =) e a isso chama-se cetose, que não é nada mais nada menos, do que o uso de gordura para dar energia ao nosso corpo durante o exercício físico.


Agora, quais são os bons alimentos que contem proteína?

Pão Integral
Massas e Arroz Integral
Tofu
Nozes
Leite
Ovo (inteiro)
Leite de Vaca
Clara de ovo
Peixe
Carnes Vermelhas
Frango
Feijão

Factores Importantes sobre a proteína:
-1gr contém 4 calorias;

-As proteinas são os "tijolos" que constroem os musculos, ossos e estão envolvidas no metabolismo do organismo tais como os hormonios reguladores.
- Se consumirmos mais do que o ideal não irá construir mais músculos.

Espero ter-vos ajudado,
Saudações Desportivas,

5 comentários:

  1. Olá!
    Sei que provavelmente já respondeu a esta questão no blogue mas perguntava-lhe como posso tirar o chamado "pneu". Agora tenho feito entre 3-4 vezes por semana e faço quase sempre 1 hora de aula de localizada ou gap e depois cardio (corrida, elíptica, cycling). Os abdominais normalmente são feitos nas aulas de localizada (no final). Qual a melhor estratégia para se conseguir perder mais massa gorda? Já ouvi diferentes versões: alguns dizem que o exercício local deve ser primeiro e só depois o cardio que queima mais numa altura em que ja estamos a perder mais calorias, ourtros dizem o contrário. na verdade tambem feito primeiro a localizada porque é o que dá mais jeito tendo em conta os meus horários e os horários das aulas no ginásio!
    Obrigada e parabéns pelos resultados obtidos!
    Cumprimentos,

    Andreia

    ResponderEliminar
  2. OLá Sorriso, tudo bem?
    Ora bem respondendo as tuas perguntas
    "Já ouvi diferentes versões: alguns dizem que o exercício local deve ser primeiro e só depois o cardio que queima mais numa altura em que ja estamos a perder mais calorias...,"

    Sou de acordo!A perca de gordura deverá ser sempre depois de um bom treino! porque? Porque primeiro queimamos os hidratos de carbono e somente depois é que vamos queimar gorduras...Logo deveremos ter um bom treino antes(mais ou menos 30m de cardio ou 1h de treino normal) e somente depois dos hidratos forem absorvidas é que o nosso corpo irá buscar as famosas gorduras para energia. Para queimar os "pneus" não existe nada melhor do que cardio! Cardio mais cardio e ainda mais cardio.... =) A localizada é óptima para construção dos abdominais, mas se tiver gordura por cima dos abdominais de nada serve :S e é ai que entra o cardio! espero ter consigo responder. =) Obrigado pelas suas palavras

    ResponderEliminar
  3. Sim, respondeu e bem! Então vou continuar na luta para este maldito pneu desaparecer de vez! Eu faço uma hora (que é a duração da aula) de localizada e depois vou fazer o cardio. Vou ter que me esforçar para aumentar um pouco mais a intensidade dos exercícios! Obrigada e bons treinos!

    ResponderEliminar
  4. Olá Sorriso. Porque achei a tua pergunta muito boa, ainda hoje vou fazer um post de como fazer o cardio para perdermos o pneu. =)
    Possivelmente hoje a tarde já tenho algo mais detalhado sim =)

    Jinhos,

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Confesso que visito muitas vezes o seu blog pois tem dicas muito interessantes. Como já percebi que nestas situações tem bastante mais experiência, gostava de pedir a sua ajuda em termos de suplementos, nado muito complexo, só mesmo whey,bcaas e creatinas ( estou a falar em aumento e definição muscular ) e falo destes suplementos pois são os que tomo, mas talvez não da melhor forma pois confesso que não vejo resultados.Como devo tomar? E as séries/repetições mais ou menos? Obrigada pela ajuda e força para continuar.
    Alexandra Machado

    ResponderEliminar