terça-feira, abril 24

Suplementos: Jack3D



Viva a todos e a todas,
Hoje em dia é pratica comum usar suplementos desportivos. Toda gente que entra num ginásio já tem conhecimento do que devem ou não devem tomar. 
Ou por boca, ou por terem pesquisado na net,é cada vez mais normal as pessoas conhecerem os suplementos desportivos.
No entanto,nem todos sabem os seus constituintes..
Existem muitos componentes, cujo os nomes são desconhecidos para muitos. 
E sendo assim, achei por bem fazer um post a explicar alguns conhecidos suplementos que existem no mercado,começando com um dos mais controversos, o JACK3D.
Envolvido em muita polémica (dizem já existir mortes com o uso deste suplemento) o JACK3D tornou-se num suplemento muito usado nos nossos ginásio.
Então ora bem , o que é o JACK3D?
O JACK3D é um suplemento pre workout, ou seja, deverá ser tomado 15 a 30m antes do treino e tem como função o "boost" energético.
Como marketing, ele é apresentado como um excelente suplemento para uma excelente energia (boost), uma boa disposição,vasodilatação (melhorar o transporte de nutrientes nos vasos sanguíneos), força e recuperação muscular.
Bem dito está na altura de esmiuçar o suplemento:


Ingredientes:


Creatina
Schizandrol-A
1,3-Dimethylamylamine
Arginina
Beta-alanina
Cafeína



Ora bem.. A creatina (ganho muscular), cafeína(aceleração do metabolismo),arginina(ganho muscular) e beta-alanina(ganho muscular) são componentes já estudados e muito bem divulgados dentro da comunidade desportiva, no entanto o 1,3-Dimethylamylamine  e Schizandrol-A são muito mais controversos.
Então e o que faz este dois componentes? 
Eles são poderosos estimulantes do nosso SNC(Sistema nervoso central) e ,resumidamente, na toma deste ingredientes o nosso corpo sofre de euforia elevada, deixando as pessoas com uma sensação de poder, eléctricas e cheias de força.
Sabe-se que o Schizandrol-A tem efeito negativo sobre o cortisol enquanto a 1,3-Dimethylamylamine, é usado como droga recreativa.
E se isso não bastasse qual é, de facto, o grande problema? 
O grande problema é que não existem estudos suficientes acerca deste dois ingredientes: não se sabe se os mesmo provoca dependência nas pessoas que consumem ou se prejudica gravemente algum órgão.Em suma,não se sabe os efeitos colaterais da mesma.
1,3-Dimethylamine já é uma substancia proibida pela Agência Mundial Anti-Doping e até dizem que, o JACK3D, em breve,ira ser retirado do mercado ,mas até lá,encontra-se a venda para todos que tiverem o dinheiro para consumir.
Eu próprio sou consumir do memso e digo por experiência própria que o dito cujo de facto faz o que diz.
Dá energia e dá uma animação em pleno.
Consigo levantar mais peso e fico com uma melhor recuperação. Mas será isso efeito placebo?
Começo a ponderar agora,que custos terá este suplemento na minha saúde no futuro?


Saudações Desportivas

3 comentários:

  1. Boa noite. Costumava comprar o jack3d na prozis mas como estive parado desde de junho por cirurgia ao joelho lca, estive sem consultar o site da prozis. Hoje visitei o site e por estranho, não encontrei o produto jack3d !!! já enviei msg a prozis mas ainda não obtive resposta. Sabe se o produto foi descontinuado ?
    Fernando
    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Ora bolas .... andei a pesquisar e brevemente vai entrar no mercado um "outro" jack3d que se chama jack3d micro. Estou ansioso.
    Obrigado
    Fernando
    Cumps

    ResponderEliminar