segunda-feira, maio 7

Emagrecer vs Perder Peso

Olá a todos e a todas,
Acho que está na altura de vós explicar a diferença que reside entre estes dois termos.
Muitos de vocês escrevem a dizer que não estão a ver o peso a descer na balança e que por muito que façam desporto e boa alimentação, a porcaria do numero não baixa.
Ora bem meus amigos e amigas,deixem me dar-vos um conselho.
"não interessa um numero mas sim o volume"
isto quer dizer o que?
Explicando o mais simples possivel,quer dizer que para mim, não me interessa que um numero desça ou suba numa balança.. o que me interessa é a roupa meus caros e minhas queridas.
isto sim é que é importante...
Deixem-me explicar-vos uma coisa... 
Sabiam que a massa magra, aka músculo, pesa mais do que gordura?
Ah pois é....
Se estamos a fazer exercício físico é normal (e até é aquilo que se pretende) que o músculo apareça.
Mesmo não vendo o músculo, porque se calhar até temos as gordurinhas a tapar, não quer dizer que ela não esteja lá e o nosso corpo esteja mais pesado.
Ora se temos mais músculo é normal que a balança diga que tenhamos mais peso não acham.
Para mim, os únicos numero relevantes, são aqueles efectuados numa avaliação corporal.
Numa avaliação corporal temos percentagens da massa gorda, massa magra, peso, altura, massa óssea, percentagem de agua..

Isto é feito nas OI (orientações iniciais) de um ginásio.
Geralmente quando uma pessoa entra num ginásio a primeira coisa que terá que fazer é mesmo isso, uma OI.
Se não vós fizeram, meus amigos e amigas, estão a ser enganados.
Ora bem, sendo assim qual é a diferença entre emagrecer e perder peso.
Emagrecer é sinonimo de perca de gordura(massa gorda) e perder peso é aquele numero que estamos sempre a ver na balança.. mas isso não quer dizer que tenhamos emagrecido, porque a perca de peso poderá ser devido a perca de massa magra, ou seja de músculo, ou de algo tão simples como pouca hidratação no dia.
Eu, no inicio da minha jornada de emagrecimento, perdi muito peso, e fiquei completamente desfigurado.
Como não tinha noções de anatomia, nutrição ou de exercícios, limitei-me a comer muito pouco e a caminhar muito.
Conclusão - perdi muita massa magra...
Obviamente que perdi peso e até estava contente mas no entanto encontrava-me muito fraco e isso reparou-se na minha disposição para com os outros.
Estava sempre muito mau humorado e perdi alguns amigos :(
mas pior pior foi ter prejudicado a minha saúde tendo ficado com uns problemas,as quais não vou referenciar, que ainda agora se encontram.
Por isso meus amigos e minhas amigas, EMAGRECER SIM , PERDER PESO NÃO...

Saudações desportivas,

2 comentários:

  1. Epah..."Faz o que eu te digo, não faças o que eu fiz de errado" :) Obrigado. Um bem haja para ti!Keep up the good work! :)

    ResponderEliminar