quarta-feira, maio 16

Testemunhos : José Carlos Silva



José Carlos Silva
38 anos
Braga

Sempre fui bem gordinho desde que nasci e até há uns dois anos atrás pesava 158 quilos. Não, não há engano, 158 QUILOS. Nunca pratiquei muito desporto e com raras excepções, sempre fui mais atleta de sofá do que o atleta que devia ser. Como em tudo na vida uma desgraça nunca vem só e como as coisas também raramente acontecem por acaso, aqui há coisa de cinco anos soube que era diabético. Com todos os seus apêndices e suas consequências, a minha diabetes foi causada não só por uma forte tendência familiar para a doença, mas bem pior do que isso, por claro e manifesto descuido meu. Depois deste momento as coisas foram por aí abaixo e a doença avançou para níveis cada vez mais preocupantes, já me falavam que o passo seguinte era injectar insulina, até que… uma das minhas irmãs me arrastou quase literalmente para o ginásio e tudo mudou. Mesmo!
No ginásio perguntaram-me quais seriam os meus objectivos, pelo menos os mais imediatos já que nem eu próprio sabia bem o que esperar desta nova etapa, se é que esperava alguma coisa ou se acreditava que conseguiria mudar os meus comportamentos. E isto é que é o mais importante, mudar os comportamentos. Respondi simplesmente que queria subir ao Bom Jesus do Monte a pé, um pouco mais de 4 quilómetros desde minha casa, e vá, descer dos 100 quilinhos se possível. Ó Zé? E porquê o Bom Jesus? Perguntam vocês! É muito simples, dois anos antes de ir para o ginásio, fui desafiado por uma amiga para fazer essa bela caminhada num domingo de manhã e quase que ia morrendo, isto sem conseguir sequer conseguir completar tão dolorosa etapa. Portanto, vencer aquele monte era um grande objectivo. Bem, hoje quando escrevo esta minha história, tenho a dizer que fui ao Bom Jesus a correr e vim a correr há poucas horas e ainda lhe acrescentei mais uns quilómetros num total de 12 e também que já vou nos 90 quilos, perdendo portanto 68. Escusado será dizer que os níveis da diabetes vieram por aí abaixo. Os meus resultados foram conseguidos com exercício quase diário e uma alimentação equilibrada, só. De vez em quando há uns abusos porque podermos fazer isso também nos faz bem, tendo sempre em conta que no dia seguinte, o ginásio e a estrada estão sempre no mesmo sítio à nossa espera. É possível, é só querer!

3 comentários:

  1. Ola,
    Muitos parabéns José, se perdestes esses quilos todos só com alimentação e exercício é impressionante, fiquei contente, eu também estou num processo como o teu. Força companheiro continua

    ResponderEliminar
  2. Hey José...adoro ver-te por aqui!!! Este Senhor é um exemplo aqui pro pessoal do Peso Vital de Braga, é um grande exemplo de força, coragem e perseverança! É claro que a 1ª vez que me disseram que o José era um ex obesa, custava-me acreditar...mas depois de ver esta singela foto...onde ele esta irreconhecível ... ai tive a certeza!
    Parabéns meu querido...muito feliz por ti! Continua assim...que es uma inspiração!!!
    Beijo grande Rita

    ResponderEliminar
  3. Parabens Jose, sempre em frente ana dias

    ResponderEliminar