segunda-feira, janeiro 14

Leite : vilão ou super herói?


Há muito que sabemos que uma ingestão adequada de proteínas é fundamental para o crescimento muscular, fazendo com que  alimentos como carnes, ovos, leite e derivados, ganhem destaque no meio de praticantes de musculação e bodybuildersNo entanto, o leite de vaca, mesmo tendo óptimos valores de proteínas de alta qualidade, é algo  controverso no meio fitness.Algumas pessoas defendem-o como um alimento excelente, enquanto outros têm uma maior dificuldade no processo de definição muscular quando incluem este alimento na dieta, sendo que muitos atletas evitam seu consumo, principalmente em vésperas de uma competição. 

Espero que com este artigo consiga esclarecer algumas dessas dúvidas, demonstrando os prós e os contras do consumo deste alimento.
 O leite é a principal fonte de nutrição para os recém-nascidos até que eles sejam capazes de digerir alimentos mais diversificados. 
No entanto, se quisermos obedecer às leis naturais, deveríamos parar de beber leite assim que nascem os dentes. 
A esta altura, o leite, mesmo humano, deixa de ser um alimento completo (este padrão foi seguido durante alguns milhões de anos pelos hominídeos).
 O que acontece com os mamíferos, é que mal nasça os dentes a dieta é logo , automaticamente mudada. No entanto,os seres humanos, são os únicos animais que continuam a alimentar-se de leite durante toda a sua vida.
Especula-se que as primeiras evidências directas do consumo de lacticínios data-se a cerca de 6000 anos. 
Sendo assim, o leite é um alimento relativamente recente na dieta humana, o que explica porque é que cerca de 75% da população mundial apresenta intolerância à lactose. 
Esta intolerância  pode ser uma intolerância total ou parcial...

O último grupo não consegue digerir grandes quantidades de lactose de uma só vez, mas no entanto ,não tem qualquer tipo de problema em consumir  de forma fraccionada, tolerando ainda melhor os alimentos com menores teores de lactose, como iogurtes e queijos, enquanto o primeiro não consegue ingerir de todo, qualquer tipo de lacticínio.
A lactose não digerida encontra-se no intestino onde sofre a acção de bactérias , ocasionando a formação de ácido láctico e outros ácidos que causa as seguintes patologias:

Náuseas;
Gases;
Cãibras;
Distensão e cólica abdominal; 
Flatulência e diarreia, que manifestam-se entre 30 minutos e 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham lactose.
 Em alguns casos, pode ocorrer – inclusive – má absorção dos nutrientes ingeridos. 
Os adeptos da alimentação natural com base macrobiótica afirmam que o leite de cada mamífero é adequado para cada espécie.
 A estrutura do leite de vaca é própria para vitelos, mas não para os homens, visto que o vitelo cresce cerca de dez vezes mais rapido do que os humanos, nos primeiros meses de vida. Além disso, os anticorpos gerados pelo organismo da vaca para a defesa imunológica do bezerro tornam-se antígenos para os seres humanos e podem desencadear distúrbios alérgicos de várias proporções. 
Os níveis de caseína contidos no leite de vaca também são bem diferentes dos níveis contidos no leite humano, não sendo adequados para o nosso organismo.
Apesar dos lacticínios possuírem um baixo índice glícemico, diversos estudos demonstraram que estes alimentos aumentam consideravelmente a libertação de insulina pelo pâncreas, o que pode causar resistência à insulina. Alguns estudos ainda associam o consumo de lacticínios com o desenvolvimento de alguns tipos de cancros, à doença de Parkinson e  esclerose múltipla.
Mas se eu eliminar os lacticínios da minha dieta, não terei Osteoporose?
O leite por ser rico em cálcio, sempre foi associado com um alimento preventivo à Osteoporose.
 No entanto, esse mineral é apenas um dos nutrientes necessários para a prevenção dessa doença. O magnésio também é um mineral igualmente importante, mas nos lacticínios, a quantidade de cálcio é no mínimo dez vezes superior à de magnésio. 
Vale a pena mencionar que na Europa e nos Estados Unidos a incidência de fracturas é bem maior do que no Japão, onde se regista um baixo consumo de lacticínios e cálcio. Apesar de vegetais conterem menor quantidade de cálcio do que os lacticínios, o seu consumo é associado a uma maior densidade mineral óssea devido questões de absorção dos nutrientes .

Concluindo este assunto, durante milhões de anos o homem bebeu leite somente no período inicial de vida e apresentava uma densidade mineral óssea igual ou até mesmo superior à de actuais  adultos saudáveis e activos 
 Isto  devia-se  à adequada exposição solar (síntese de vitamina D), exercício físico e ao consumo elevado de vegetais.
Todos nós sabemos que o leite é utilizado muito em pastelaria e afins e por esse factor é complicado riscarmos , de vez, o leite...
Como indico sempre, a verdadeira nutrição encontra-se no equilíbrio.
Não vamos riscar de vez o leite, mas no entanto vamos moderar o seu consumo...

Espero ter ajudado...
Saudações Desportivas,

3 comentários:

  1. Adoro leite de vaca mas já há muito que não bebo. Sempre que o faço e com alguma regularidade, sinto-me inchada.

    ResponderEliminar
  2. Exclui de vez leite e derivados devido ao mau estar a nível intestinal, sou apenas intolerante parcial mas já não havia paciência. Para refutar esta decisão, comecei a ler diversos estudos sobre o leite desde esse da massa óssea assim como o cancro (o leite está para o cancro da mama como o tabaco para o cancro do pulmão, segundo um estudo que li) e acho mesmo que tomei a decisão certa :) Aliás, eu quando decido não consumir, não consumo mesmo.

    É a primeira vez que comento o seu blog, está óptimo e fez um excelente trabalho em si!! :)

    ResponderEliminar