quarta-feira, março 30

Mal Estar ao fazer Desporto:





Olá a todos e a todas,

Cá estou eu novamente a tentar ajudar as vossas performances nas guerras que disputam.
Eu hoje irei falar-vos do mal estar enquanto estamos a fazer desporto e como resolve-lo.
Todos nós já sentimos mal, por um motivo ou outro, a fazer desporto certo?
O desporto é algo maravilhoso mas no entanto deveremos ter consciência que existem algumas barreiras a qual não deveremos ultrapassar, colocando em perigo o bem que queremos fazer.
Sendo assim vou vós apresentar alguns sintomas que deveremos saber enquanto desportistas




1. Frequência Cardíaca Máxima: Para sabermos a nossa FC temos que fazer alguns testes antes.

Antes demais deveremos saber a nossa pulsação em repouso.Antes de levantarmos da cama meçam a vossa pulsação durante um minuto. Se não sabe medir é só ver a foto acima. Para que já temos as nossas pulsações no repouso falta saber o máximo. Para isso temos que fazer um esforço progressivo até chegarmos ao nosso limite ou então uma prova de esforço. Agora temos tudo o que necessitamos.

Agora basta fazer a seguinte formula:


FC de trabalho = (FC máxima – FC repouso) x 100 / percenta­gem da máxima x FC repouso

Exemplo: as tuas pulsações máximas são de 189 e a tua FC de repouso 62 por minuto. Para correr a 85% da FC máxima, (189-62) x 0,85 + 62 = 159,55. o que dá 170 pulsações por minuto aproximadamente.





2. Respiração ofegante: Se sentir a sua respiração demasiada ofegante, reduza o seu exercício de modo que consiga estabelecer novamente o ritmo cardíaco. Nunca deverá parar de repente. Faça-o progressivamente.




3. Cãibras: Quando se tem uma cãibra deveremos logo de imediato parar e alongar o músculo em questão. Depois de a dor passar, convém parares o exercício que se estava a fazer , uma vez que o mais provável é que a cãibra se repita com mais intensidade se continuares a forçar.

4. Tonturas: Mal se aperceba que tem tonturas deverá parar progressivamente e sentar-se até recuperar. No caso de não recuperar um pacote de açúcar resolve bem esta questão.

Faça desporto sempre com segurança. O objectivo de fazer desporto não é sentir-se mal, mas sim um bem estar geral


Saudações desportivas,

Sem comentários:

Enviar um comentário