quarta-feira, julho 20

Serotonina

Viva pessoal.
Como sabem sou uma pessoa que navega muito na Web a tentar arranjar mais informação para mim e para vocês.
hoje deparei-me com um artigo que quero partilhar convosco... Por ter lido e por pensar que vale mesmo apena transcrevo na integra o conteúdo em questão:


"Você sabe o que é serotonina? E que a falta dela pode prejudicar nosso emagrecimento?
A serotonina desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas.
Essa substância é responsável por melhorar o humor, causando uma sensação de bem-estar. Já a sua falta tem sido relacionada a doenças graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. Depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, agressividade, problemas afetivos e aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos também foram relacionados a falta dela.
Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a massas ou doces. Se houver falta de autocontrole e você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro. O desejo por certos tipos de alimentos nem sempre está associado à busca de prazer e saciedade. Poderá evidenciar um desequilíbrio químico e exigir um tratamento.
Com taxas normais de serotonina, a pessoa atinge mais facilmente a saciedade e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Medicamentos que aumentam a taxa de serotonina são cada vez mais utilizados para emagrecer. A sibutramina e a fluoxetina, medicamentos antidepressivos, costumam proporcionar maior controle sobre o apetite, especialmente para doces. Alimentos ricos em proteínas, como carne bovina e de peru, peixe, leite e seus derivados, amendoim, tâmara, banana etc., contêm triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina.
A avaliação de um médico especialista poderá esclarecer a necessidade, ou não, de algum medicamento que equilibre o funcionamento químico do cérebro. A fome e o prazer de comer podem induzir a erros de nutrição. Devemos nos alimentar conscientes de que podemos beneficiar ou prejudicar nossa saúde e nosso estilo de vida. A química cerebral agradece e contribui quando nossa alimentação é equilibrada e saudável.
Por:
Flávia Leão Fernandes

CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade."

No meu ver acho que sofria deste sintoma. Penso que muitos de nós também sofram o mesmo.
Saudações Desportivas,

6 comentários:

  1. Muito interessante! À medida que ia lendo, ia identificando-me com certas coisas... acho que também sofria deste sintoma. Não há dúvida que quando percebemos o funcionamento do nosso organismo, conseguimos lidar de forma mais consciente com as nossas reacções...

    Obgdo pela partilha desta informação

    ResponderEliminar
  2. Gosto sempre dos teus artigos informativos...
    Ao ler o teu blog, pensei, então e como aumentar a quantidade de serotonina através da alimentação?
    E por ter encontrado resposta queria perguntar-te se te importas que faça um post com referência ao teu blog no meu blog sobre este assunto...
    Beijinho...

    ResponderEliminar
  3. Claro que podes Ana, estás a vontade =)
    Obrigado, a ambas, pelas palavras amáveis.

    ResponderEliminar
  4. Então pronto... hoje como não me apetece "falar" muito sobre a minha luta, hoje à noite lá deixarei uma referência ao teu cantinho e com este assunto ;)
    Merci

    ResponderEliminar
  5. Estava aqui a pesquisar sobre dietas e o consumo de arroz, massa e pão e descobri este blog fantástico. Gostaria de o felicitar pela força de vontade que teve para a perda de peso e a manutenção do mesmo.

    Achei interessante pelo facto de estar num processo de emagrecimento. Se me permite contarei um pouco da minha história: Chamo-me Joana e tenho 20 anos mas desde pequena que tenho excesso de peso. Já tentei muitas dietas, e algumas fizeram efectivamente resultado, mas voltava a ganhar o peso perdido. Fiz dietas muito desequilibradas que me deixavam fraca e sem energia - o que era muito frustrante nos estudos.

    Sempre gostei da prática desportiva, mas por estar na universidade não tinha muito tempo para desporto. Resolvi adoptar um estilo de vida saudável, que quero encarar para toda a vida.

    Já não olho para os meus hábitos alimentares como parte de 'dietas' mas sim como hábitos a permanecer. É muito difícil modificar hábitos alimentares que já vêm de trás e que foram transmitidos pela família.

    Decidi então também frequentar o ginásio, e agora vou todos os dias. Adoro 'aquilo' como nunca, faz me sentir bem, alegre e 'menos pesada'.

    Mas também temos de saber que só o exercício não chega, mas é fundamental para a perda e manutenção do peso.

    Já cheguei a perder 5kg numa semana, com dietas muito desequilibradas e pouco nutricionais. Neste momento tenho um objectivo de perder 1kg por semana.

    O meu grande problema é que adoro pão, massa e arroz. E sou capaz de comer até ficar completamente cheia - a estourar. E quando não como estes alimentos, fico muito fraca. Por vezes o facto de comer em exagero estes alimentos não me permite a perda de peso e fico muito desolada e tento pe. perder 2kg numa semana para compensar.

    Eu tenho muito medo de cair em maus hábitos novamente e não suportar um regime para toda a vida. Porque depois de perder o peso que necessito tenho tendência a comer 'normal' porque já perdi o peso.

    Neste momento tenho 1.65m e peso 71kg e gostaria de chegar aos 53kg, a perder em média 1kg por semana.

    Não sei como posso ganhar ainda mais forças para continuar e gostaria de saber alguns conselhos para tal. Até agora tenho me saído muito bem, estou a ter resultados satisfatórios, mas o que me preocupa é o futuro.

    Peço desculpa por este comentário enorme.
    Desejo-lhe as maiores felicidades!

    Joana R.

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana. Antes demais deixe-me felicita-la pelo facto de ter optado uma vida saudável.
    De facto conseguiste muito na tua vida. Só o facto de não estares de "dieta" é óptimo. O que as pessoas têm que entender é que não se têm que estar de dieta sempre, mas temos é que ganhar hábitos saudáveis para o resto da vida.Quando começarmos a comer saudavelmente sem pensarmos que estamos a fazer dieta é meio caminho andado para que a nossa elegância seja para sempre permanecida. Foi isso que eu aprendi na minha vida. Quando estava sempre a pensar tenho que fazer dieta,acabava sempre por desistir e engordar ainda mais.Quando comecei a pensar " ah e tal tenho que começar aos poucos habituar-me a alimentos mais saudáveis" cheguei a um determinado tempo que inconscientemente estava sempre a optar pelos alimentos mais saudáveis. E é assim que se mantém o peso. Por habituação e reaprendizagem alimentar. Para estares mais motivada faz o seguinte: vê as tuas fotos de antigamente e vê as mais recentes... não sentes mais motivada? as pessoas que conhecem-te não te acham mais elegante e mais bonita? Não te sentes melhor contigo mesmo? largaste maus habitos para bons hábitos! não achas isso bom? tu és uma guerreira e tens que continuar a lutar pelo aquilo que tu queres e desejas. Além disso tens sempre a mim e mais 100 pessoas que estão aqui para ajudar-te. Se precisares de falar comigo pessoalmente adiciona a nossa página de facebook e depois adiciona-me pessoalmente! terei todo o gosto de falar contigo se assim o quiseres.
    Continua com a tua luta porque eu e todos nós, estamos aqui para ajudar-te
    Abraço,

    ResponderEliminar