quarta-feira, agosto 10

Suplementos Dieteticos

Olá a todos e a todas,
Hoje em dia, e principalmente nesta época do ano, fala-se muito de suplementos dietético.
Milagres,como eu sempre digo, não existem porque se existissem eu já tinha conhecimento, mas no entanto existem várias alternativas.
Encontramos muito nas farmácias,produtos a dizer CLA, Termogénicos e L-Carnitina.

Mas o que são estes componentes?

Eis uma explicação rápida do que são:


Os suplementos queima-gorduras inundam o mercado, sobretudo na fase das dietas, estão lá nas suas embalagens coloridas com promessas de resultados milagrosos. Sabes o que são e para que servem?

L-Carnitina

Derivada de um aminoácido, é um componente fulcral numa enzima que transporta as gorduras para serem utilizadas como fonte de energia. A suplementação com l-carnitina está associada à melhoria da condição cardiovascular e não tem os efeitos desagradáveis de outros queima-gorduras.
Dosagem: 500 a 1000mg em jejum e/ou 45 minutos antes do treino, prefere a forma líquida, não faltes aos treinos e não sejas negligente à mesa.

Termogénicos (fat-burners)

Misturas de cafeína, chá verde, diuréticos, vitaminas e outros compostos que teoricamente transformariam o teu corpo numa máquina de queimar gorduras. No entanto, esse efeito de aumentar o metabolismo não é tão significativo, funcionam sim muito bem para te dar energia e conseguires cumprir o plano de alimentação e de treino que é fulcral no progresso do emagrecimento. Se és sensível à cafeína, afasta-te deles e sempre que possível quando é a primeira vez que tomas, começa pela dose mais baixa.
Dosagem: escolhe um suplemento com 75-100mg de cafeína, 200-300mg de chá verde, toma em jejum e cerca de 6h depois. Se tens alterações de sono mantém apenas a toma da manhã para teres energia para o dia todo incluindo na hora de treinar.

CLA

O suplemento da moda não é mais do que uma gordura saudável presente em quantidades vestigiais na alimentação. Os estudos em animais de laboratório mostraram resultados espectaculares mas em humanos, ficaram um pouco aquém. Mostrou sim outros benefícios como o efeito imunomodulador e antioxidante.
Dosagem:  2,4 a 3g tomados durante as refeições, procura um suplemento patenteado de Clarinol ou Tonalin. Toma pelo menos durante 3 meses para teres resultados, sem descurar as restantes variáveis.
Fonte: saber viver

Como podemos ver de facto existem vantagens, mas no entanto deveremos sempre ponderar o custo e o verdadeiro beneficio do mesmo.
Só porque se vende numa fármacia, não que dizer que é milagre da medicina.

Agora ponderem bem antes de comprar seja o que for, porque o que interessa é a nossa maquinaria.





Saudações Desportivas,

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. na dosagem das l carnitinas em vez de 500 a 1000 mg tems de 500 ate 3000 mg ;)
    a mais comum é a liquida de 2000 mg

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo blog.
    És uma fonte de inspiração, espero ter a força que tiveste e tens.

    http://dietalittleshadow.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá...
    Andando pela Blogosfera light, o seu blog me chamou a atenção ,pois na maioria são as mulheres que fazem parte dela e vim por curiosidade. Entendi o motivo de estar junto a nós e agradeço, estou lhe seguindo para que e possa me inspirar em seu exemplo para seguir em frente.
    Abraços.

    Dorotéa Klesener

    http://devaneiosdecarola.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. obrigado a todos e a todas pelos vossos comentários! neste momento encontro-me de férias mas mal possa irei ver os vossos blog´s!

    saudações desportivas,

    ResponderEliminar
  6. Mesmo estando tu de férias, fica por aqui a minha pergunta... Tu usas ou usaste algum destes suplementos no teu regime alimentar?
    A L-carnitina é algo que ando a ponderar tomar antes dos treinos, mas valerá mesmo a pena? Quando se deixa de tomar será que o nosso corpo se tornará "preguiçoso"?
    Beijinho e boas férias :)

    ResponderEliminar
  7. olá ana tudo bem? sei antemao que a l-carnitina é bom mas eu sinceramente nunca tomei nada para emagrecer, no entanto como já dei a entender, tenho pessoas conhecidas que tomem e dissem que dá um bom "boost"

    experimenta =)

    ResponderEliminar