quinta-feira, janeiro 5

Pensamento de um ex-obeso



Olá a todas a e todos,
Hoje, em dieta restrita, fui jantar pela primeira vez fora...
Estava no Colombo a pensar no que comer quando vi um velho amigo que gosto muito, o Vitaminas...
Ali sei que poderei comer um pouco mais a vontade, mas no entanto, não a vontadinha, porque não fui eu que cozinhei...
Perguntei pelos vários ingrediente, mais propriamente, o que baseava o molho de iogurte e os legumes salteados e fui informado que o molho de iogurte não tem quase calorias nenhuma e os legumes depois de irem ao forno levavam um pouco de azeite... 
Alguém consegue confirmar???

E então depois de esclarecido optei mesmo por estes ingredientes:  
salada com rúcula ,camarão, salmão, almôndegas de soja,legumes ao forno e mozarella.
Estava eu a comer a minha salada muito devagar, como manda as regras, quando de repente tive um pensamento que nunca antes tivera.
Mesmo a comer devagar, nunca consegui distinguir e apreciar a comida por si só...
sempre misturei algo que sobreponha o gosto natural das coisas, como neste jantar, o molho de iogurte.
Eu adoro duas séries televisivas, o MasterChief e o Hell Kitchens e em ambos, todos os chefes tem uma regra dourada, provar sempre e saber os gostos dos alimentos... e eu como obeso e ex-obeso nunca soube distinguir os sabores...
Estranho não é???
Um ex comedor compulsivo que não consegue saborear o belo gosto de uma posta de salmão, ou de um bom bocado de carne de frango..
Deveria saber não acham??? tantas vezes ingerir estes e outros alimentos e nem mesmo assim consigo apreciar e saborear...
Enfim são estas coisas que indicam-me,que afinal tenho ainda muito para aprender...
Passo a passo esta guerra, travada por todos nós, irá ser vencida.

Não tenho confiança nisso, EU SEI DISSO!!!

Saudações desportistas, 

5 comentários:

  1. Em relação ao molho de iogurte eu própria já pedi para o provar antes de ser colocado na comida e comprovei que não tem açucar adicionado, sendo iogurte natural magro. Eu também fico sempre na dúvida e sem saber o que comer quando não sou eu que confecciono mas ainda assim prefiro comer saladas pois vejo o que lá está a ser posto do que sopa que, mesmo sendo supostamente light, tem muitas vezes batata ou farinha e não se vê. Mas tudo isto é um processo ao qual os obesos ou ex-obesos têm que se adaptar.
    É curioso falares no sabor de cada um dos alimentos porque ainda ontem ao jantar pensei nisso enquanto comia a minha saladinha. Hoje em dia (talvez por comer mais devagar) tento saborear cada alimento, descobrindo o sabor de cada um. Comer devagar, e pouco de cada vez dá-nos a possibilidade disso. Antes era um comer compulsivo, de forma rápida e em garfadas cheias... não há dúvida que é uma aprendizagem para a vida.
    Boa sorte, continuação dessa determinação!

    ResponderEliminar
  2. Pois, eu como muito rápido.

    Não consigo comer devagar :(

    ResponderEliminar
  3. Olá Marisa. Comer devagar é deverás muito importante, porque permite-te ficar mais saciada com o que tens... Aprende, como eu ando aprender, a apreciar os sabores... =)

    ResponderEliminar
  4. Penso que não como nem depressa nem devagar... porque há sempre alguém mais rápido e mais lento do que eu =)

    Quanto ao Vitaminas, era o meu restaurante todos os dia até que ficou insuportável monetariamente. Quase 6 eur por uma salada (que aumentou quase 1 eur num ano) não é para a minha carteira. Optei por passar a levar comida de casa para o trabalho...

    ResponderEliminar
  5. Bem verdade... mas em momentos que estamos fora de casa e não temos opção, mais vale optar por algo mais saudável =)
    e já se sabe!! tudo o que é mais saudável é sempre mais caro :S

    ResponderEliminar