quinta-feira, fevereiro 2

Dietas Low Carb







Olá a todos e a todas,
Hoje durante uma conversa no facebook, um dos leitores referiu se um dos pratos de uma leitora que me enviou era uma dieta low carb.

ora bem... o que é uma dieta low carb?

Vamos começar pelo principio.
Existe a noção que para emagrecer apenas deveremos cortar nas gorduras (aka lípidos) mas no entanto, nem sempre é assim...
Os hidratos de carbono, são em parte grandes problemáticos na nossa "engorda" (1gr = 4kcal)
Eu falo por mim! sou viciado em hidratos de carbono ( massas, arroz e principalmente pão) e sejamos verdadeiros, hoje em dia, é quase tudo hidratos de carbono na alimentação.
Ora bem, então para emagrecer deveremos fazer o que aos hidratos..
No meu ver os hidratos de carbono deveriam sempre ser ingeridos durante o dia ( até às 18h) após disso nada mesmo... ( somente para quem faz uma dieta low carb)
Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia para o nosso sistema e é por isso mesmo que deveremos ingeri-los durante o decorrer do dia e nunca a noite.
E porque que os hidratos engordam?
Quando ingerido uma maior quantidade do que proteína, os hidratos têm a tendência de aumentar o açúcar ( não confundir com açúcar de adoçar. aqui é energia). A insulina é libertada para combater as elevadas quantidades de açúcar que circula no sangue e é transportada para os tecidos, incluindo aquilo que não querermos o tecido adiposo, aka, gordura.
Reduzindo os hidratos e elevando as proteínas conseguimos manter a insulina sobre controle e assim conseguimos controlar as nossas gorduras.
Reduzindo o consumo de hidratos e elevar o consumo de proteinas é a maneira que os atletas profissionais conseguem emagrecer( eliminar gordura) e manter os músculos.

Elementos a consumir:

Legumes,
Carnes magras
Nozes,
Castanhas
Maça
Laranja

Elementos a evitar:

Arroz;
Massas;
Farinhaços;
Pão;
Milho;
Frutas ( mais do que 5x por dia)

Saudações desportivas,

2 comentários:

  1. eu tenho uma grande dificuldade em fazer uma dieta.tambem nao tenho ninguem k me apoie,nao tenho meio financeiro de poder ir a especialista e andar num ginasio.nao e k eu coma muito pelo contrario so k tenho um grande problema faco retencao de liquidos o k poderei fazer para k isso nao aconteca?
    nao sabia k o milho nao fazia bem era uma coisa k eu comia muito nas saladas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia terei todo o gosto em falar contigo pessoalmente. a retenção de líquidos +e de facto mau, mas existem coisas que previne isso =)

      Eliminar