quinta-feira, março 1

Método Tabata



Olá a todos e a todas,
Hoje venho vos falar de um dos melhores metodos de treino que alguma vez deparei e fiz,o metodo Tabata.
O método Tabata é um treino intensivo,da qual pessoalmente eu faço questão de ter e fazer no meu treino pessoal, na qual o esforço máximo é puxado ao nosso limite.

Este método foi criado pelo Dr. Izumi Tabata, antigo investigador do Instituto Nacional Japonês de Fitness e Desporto, para a equipa olímpica do Japão de speed-skating.

O método Tabata é bastante simples. É um treino que usa 20 segundos de exercício intensivo seguidos por 10 segundos de descanso. Este método terá que ser repetido durante 8 series.

ou seja,

20 Segundos : Capacidade Máxima do Desportista;

10 Segundos : Descanso Total

e assim continuadamente por 8 repetições.

O treino terá uma durabilidade de 4m no total...


Pensam que é fácil? Enganam-se... é muito difícil.. mesmo....


Efeitos:

O método Tabata está comprovado cientificamente, que têm efeitos brutais sobre o desportista. A capacidade intensiva do atleta chega atingir, por volta de 28% de rendimento, o que é deverás formidável.

Público Alvo:

Desportistas intermédio com pouco tempo disponível para treinar ou pessoas com pouco tempo para treinar (mediante o desporto\ exercícios efetuados)


Exercícios:

Bicicleta, Natação, Elíticas, Pesos Livres, Corrida, Caminhadas Rápidas, Flexões etc ets...

Eis alguns videos demonstrativos do protocolo:




Eu utilizo,e muito,este método, para pessoas a quem eu dou treino, focando somente, na perca de peso.. 
Basta para isso modificar alguns exercícios e modificar o tempo de descanso (tudo depende da pessoa em si)

Espero que adotem este método, porque é deverás muito bom.
Saudações Desportivas,

5 comentários:

  1. Experimentei pela primeira vez ontem e gostei. O problema foi chegar a casa looooool esgotei as energias completamente e vim a arrastar-me durante 40 minutos até casa. Mas calma que não foi só isto :P fui aumentando gradualmente o paço até começar a correr, corrida malandra como lhe chamo (nem caminho rápido nem corro é o meio termo) após chegar ao parque fiz isto, a seguir fiz 3x os exercícios habituais e entre eles sempre a correr. Inventei e faço 3x5 flexões nuns troncos que existem lá, dá 15 que estouram cá o moço (15 a cada série). Resumindo: este método+exercícios+corrida/caminhada=chegar a casa na reserva das reservas. Completamente cansado mas com um enorme sorriso, porquê? Porque me superei e senti-me bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah é esse o objectivo hombre :P força meu guerreiro

      Eliminar
  2. Pessoas com excesso de peso também podem adaptar? Com intervalos de tempo mais curtos na parte intensiva? Isto é semelhante ao HIIT, não é?

    ResponderEliminar
  3. E para os sedentários? Três vezes na semana ou todo dia?

    ResponderEliminar