sábado, abril 28

Emagrecimento pós parto

Olá a todos e a todas,
Hoje,e depois de algumas perguntas de mamãs e futuras,venho colocar algumas ideias que eu transmiti.As perguntas incidiram no que fazer,para perder o peso ganho com a gravidez.
Ora bem,antes demais devo dizer que não há nada mais bonito do que uma senhora grávida.
Elas radiam alegria e beleza para além do calculável.Para mim que sou pai, sei que para uma mamã é o momento mais especial da vida dela... 
Mas é normal que após o parto,a mamã queira perder aquelas gordurinhas que a gravidez trouxe, muitas vezes por causa dos excedentes que cometeram. 
E vá,admitam lá,com a gravidez, todas, ou quase todas,as futuras mamãs costumam exagerar um pouco nas porções. =P
E fazem muito bem...
Porque?
A gordura que é ganha durante a gravidez,é essencial tanto para a mamã como como para o bebe,mas no entanto,o aumento do peso deve ser proporcional com o peso da mamã, antes de engravidar ok.
No entanto deixo a seguinte nota:
Mulheres com excesso de peso não deveram engordar mais do que 7kg durante a gravidez e mulheres magras não deveram engordar mais do que 15kg.
Sendo assim vamos lá passar a parte que realmente interessa.
Muitas mães após a gravidez, sofrem de separação abdominal (músculos retos abdominais separados).
Por volta da 20ª semana de gravidez pode ocorrer uma separação da linha alba (a linha que divide o abdómen, que vai da zona pélvica até ao externo, sendo construída de tecidos fibrosos que unem os músculos abdominais, formando o reto abdominal- a famosa linha preta)
Sendo que o bebe está em desenvolvimento é natural que a separação abdominal aconteça, especialmente, se o bebe é muito grande ou a mamã for obesa.
Então ora bem, vamos então ver o que pode ou não pode fazer uma mamã nestas condições

NÃO FAZER:

  1. NÃO FORÇAR ( não se deve fazer abdominais e não se deve forçar, porque pode levar a resultados piores);
  2. Cuidado com exercícios que envolvam rotações ou exercícios que tenham a necessidade de levamento horizontal para vertical ( o ideal é rolar para o lado antes de se levantar);
O que se pretende é, com o tempo, os abdominais se fecham, para que depois se possa fazer abdominais como deve ser, mas até lá, temos que ter paciência, porque senão as mamãs irão ter dores lombares  e de ancas horríveis.
O pior cenário mesmo, é uma hérnia e isso é algo que não se deve brincar...

FAZER:
Antes de fazer qualquer tipo de trabalho físico mais intenso como os abdominais, é crucial saber qual o tamanho da separação dos abdominais. Para saber isto:
  1. Deite-se de costas com os joelhos fletidos e os pés assentes no chão e coloque a ponta dos dedos da mão na zona logo acima do umbigo.
  2. Levante a sua cabeça, pescoço e ombros, como se fosse fazer um exercício abdominal, e faça pressão com os dedos sobre o local. Nesta altura deverá perceber se tem um espaço entre os abdominais.
  3. Se sentir este espaçamento use os dedos para medir a largura da separação.
  4. Repita o teste, e desta vez coloque os dedos na parte inferior do umbigo.
  5. Se a largura do espaço for maior que a largura de 2 ou 3 dedos, o ideal é fazer os exercícios abdominais com a ajuda da toalha (exemplificado aqui) pois este exercício abdominal apenas efetua o fortalecimento do centro muscular. Com estes exercícios pode começar a corrigir a separação abdominal antes de começar a fazer um trabalho mais puxado com exercícios abdominais.

Uma coisa que também ajuda muito,dito por algumas mamãs que eu conheço,é o uso de uma cinta.
Isto é bom porque quando existe o espaçamento abdominal, a cinta não deixa que o espaçamento seja ainda maior e dá um bom suporte para a zona abdominal e lombar. Porém, não deve fazer exercício abdominal se estiver a usar a cinta abdominal.A cinta é apenas uma ajuda para recuperar mais rápido e não uma forma de assegurar a segurança do exercício físico depois do parto.

Agora que temos bem esclarecidos alguns pontos e exercícios,vamos então falar da alimentação:
  1. Comer até ficar saciada ( Agora já não podem ter a desculpa que estão a comer por dois,pois não?)
  2. Comer duas em duas horas ( para não sentir a fome)
  3. Alimentos frescos e naturais;
  4. Evite Fritos e afins
  5. 1,5l de agua por dia, no mínimo ( é essencial porque o leite materno é quase todo ele composto por agua)
  6. Manter sempre a energia ao cimo ( como tiveram um parto,a energia deverá ser agora reposta com hidratos de carbono)
Sinceramente acho que nem vou referir mais nada,porque a alimentação deverá ser saudável como outra pessoa qualquer certo =)
Agora que existe o melhor motivo para uma pessoa viver,aprenda a gostar ainda mais de si...
De certeza que o vosso filhote ou filhota, irá adorar ter uma mamã toda fit e sexy =))
Saudações desportivas

2 comentários:

  1. Olá!
    Como parteira, deixa-me so acrescentar umas coisitas.
    As mamas so devem fazer estes exercícios umas 4 semanas depois do parto, se tiverem tido um parto vaginal e umas 6 semanas se tiver sido um parto por cesariana.
    As ingestão calórica deve aumentar cerca de 30% durante a amamentação. Como amamentar aumenta o metabolismo materno, essa tb é uma das melhores formas para fazer recuperar a forma física.
    Não esquecer se dormir bem e o exercício aeróbico é excelente, tipo caminhadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo teu acrescento mais especializado! nada melhor do que um profissional na matéria para falar ou neste caso,escrever =)

      Eliminar