terça-feira, setembro 4

Diabetes


Olá a todos e a todas,

Diabetes?
o que é?
quem é afectado?


Vamos lá começar então explicar o que é a diabete

Os alimentos sofrem digestão no intestino e transformam-se em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.

Tipos de Diabetes:

Há 3 tipos de diabetes: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional:

Diabetes tipo 1 - É também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1 embora ocorra em qualquer idade é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

Diabetes tipo 2 – É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se vê com maior frequencia em jovens , em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana Neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas de HIPERGLICEMIA. Por ser pouco sintomática o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento o que favorece a ocorrência de suas complicações no coração e no cérebro.

Diabetes Gestacional - A presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez é denominada de Diabetes Gestacional. Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional, possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.

FONTE: SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES

2 comentários:

  1. Como profissional de Saúde posso afirmar que cada vez mais são detectados casos de Diabetes tipo II na nossa sociedade.
    Para além das complicações primárias inerentes à doença, as complicações futuras como a retinopatia diabética, a neuropatia e a nefropatia são bastante complexas retirando a qualidade de vida não só da pessoa portadora da doença como também dos cuidadores/familiares próximos .
    De facto, uma grande percentagem dos doentes referem que nunca praticaram uma vida saudável. Alimentação desequilibrada e uma vida sedentária faziam parte do dia-a-dia destes, desculpando-se com o facto de “serem novos”, “depois recupero”, “ é só hoje”… hábitos que se perpetuaram e que levaram ao diagnóstico de diabetes.
    Por isso, vamos pensar que as escolhas que fazemos hoje estão na base do nosso futuro e seguir aqui as dicas do blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela seu comentário! ainda mais sabendo bem do que fala! =))
      obrigado pelo contributo

      Eliminar