segunda-feira, março 7

Obeso numa sociedade Cruel





Olá a todos e a todas...
Hoje não vos venho falar de dicas ou de como viver mais saudavelmente...
Hoje venho falar-vos do que uma pessoa sente quando é obeso...


Como muitos sabem eu sofri de obesidade desde pequeno. Foi sempre aquele que era o gordo da turma, aquele que toda gente gozava, aquele que toda gente maltratava.
Na minha infância era gozado porque não conseguia correr ou porque como era o mais gordo tinham sempre que ir as minhas cavalitas ou porque não sabia atar um ténis porque não me conseguia baixar como os outros meninos e meninas da minha sala conseguiam...
Acreditem que as crianças podem ser muito cruéis...


Na minha adolescência veio o problema das raparigas. Sendo um jovem obeso as raparigas sempre olharam para mim como a pessoa "amiga"... aquele ombro que se pode encostar e chorar... 
Sempre fui muito amigo dos meus amigos mas no entanto custa ser o confidencial da pessoa que se ama em segredo.
Relembro-me perfeitamente as conversas de desabafo que ela tinha comigo enquanto secretamente o meu coração gritava de dor pelas aquelas palavras que ela dizia. Palavras tanto de amor ou de angústia... mas tudo para acerca de outra pessoa. " gostava que ele fosse como tu"- dizia ela... 
Lágrimas de sangue caiam aquando estas palavras faziam ecoavam na minha alma..
Se poderia ter dito? podia e fiz... mas no entanto apenas era o amigo que toda gente contava... que toda gente pensava que estaria sempre ali... e mais uma vez deixava os meus sentimentos em prole dos outros.


Na adolescência também começou a nascer o problema com a sociedade.
Para mim era o pânico entrar num autocarro cheio! Esperava o que fosse preciso na paragem, para que um autocarro vazio chegasse. Porque? porque simplesmente não gostava dos olhares que lançavam quando eu entrava no autocarro... 
" Lá vem o gordo" " Ocupa o espaço de duas pessoas ou mais" foram expressões que um dia ouvi quando entrava no autocarro. O que para eles foi algo de 2 segundos para mim foi algo que para sempre ficou cravado no meu pensamento e na minha alma, no meu coração.
A partir dai mesmo com o autocarro vazio ficava sempre de pé, encostado a um canto para que não ocupasse nem o espaço de uma pessoa nem uma cadeira...


A entrada para a idade adulta tinha um grupo de pessoas que eu pensava que  eram meus "amigos" mas no entanto eram apenas pessoas que gozavam comigo. Para se sentirem superiores gozavam e gozavam e eu deixava... Até que um dia eu disse basta... Já chega..
e foi ai que mudei.. Deixei de ser o "bobo" e  comecei a ser agressivo e a ter aquilo que eu chamo de Barreiras de Protecção..
Nada entrava nada saia. Era o meu mundo e eu , eu e o meu mundo.. Não deixava que ninguém se aproxima-se porque saberia que iria ser magoado eventualmente.


Sentia nos meus ombros tanto o peso dos quilos como o peso da injustiça...


Comecei a ficar fechado e triste num mundo onde a solidão e o breu era a única companhia do meu ser... 
Muitas vezes pensei... Porque eu? Que foi que eu fiz? Porque é que ninguém gosta de mim quando eu faço de tudo para que gostem de mim...
Queria agradar todos mas no entanto não agradava a mim mesmo... Baixa auto-estima, desilusões atrás de desilusões... Injustiça atrás de injustiça..
Tudo isto porque era diferente dos outros... porque era gordo... porque era feio..


Digo-vos isto! quem são eles para colocar os parâmetros de beleza? Quem são eles para criticar uma pessoa diferente? A sociedade é ignorante... a sociedade é má...


Agora magro vejo pessoas obesas a serem discriminadas como eu era... Quando vejo tal injustiça relembro-me do meu passado e de quando eu sofri... Quando vejo tal injustiça agora sem qualquer tipo de receio, enfrento as pessoas que causam a dor daquela pessoa que não tem culpa de ser obesa, porque sei que a mesma não consegue se defender..
Agora magro vejo o que os outros faziam a mim com outros olhos... A sociedade é o que é.. Ignorante e temente do que não conhece.
Agora magro, consigo ser uma pessoa com muito mais auto estima, com muito mais segurança em si...
Vejo o mundo com outros olhos mas no entanto ainda sou aquele rapaz que era gozado no recreio... Não deveria ser assim... Não sei sinceramente... Sei que por causa da sociedade fui uma pessoa tímida, gozada, triste e solitária enquanto poderia ser o que agora sou.. confiante, expressivo, calmo e com muito espírito de sacrifício para ajudar todos aqueles que se encontram na mesma situação que eu me encontrava.


Não compreendo o porque das pessoas pensarem mal de uma pessoa obesa.
Se os magros podem ir ao Macdonalds porque é que não pode ir uma pessoa mais obesa sem ser criticada? Não é uma pessoa como outra? Não tem fome? Não necessita de comer?
IGNORANTES são as pessoas que desconhecem o que é a obesidade


A luta de uma pessoa obesa não é algo fácil... Lutamos contra impulsos..Lutamos contra uma sociedade em que a comida rápida prevalece e e barata, Lutamos contra preços demasiados caros de comida saudável, Lutamos contra uma vida inteira de maus hábitos.. lutamos contra o peso que está em cima de nós..


Não sejamos ignorantes meus amigos.. em vez de gozarmos ajudamos, em vez de vermos a beleza exterior vejam a beleza interior, em vez de pensarmos que aquelas pessoas são gordas porque querem  talvez seria melhor se fossem falar com uma pessoa obesa e perguntar o porque...


O meu objectivo é ajudar aqueles que não se conseguem ajudar como anteriormente acontecia a mim.
Juntos somos fortes, juntos somos um batalhão, juntos somos guerreiros..


Abraços fortes & 
Beijos suaves...

19 comentários:

  1. Só tenho isto para dizer: Bravo!

    ResponderEliminar
  2. Algumas coisas que dizes estão bem ditas sim..noutras contrariaste.

    Por exemplo quando falas no macdonalds, sim os obesos têm fome, mas irem ao macdonalds é piorar a situação, e a frase "IGNORANTES são as pessoas que desconhecem o que é a obesidade" cabe-lhes tão bem como a qualquer outra pessoa.

    Compreendo da tua parte que tenhas sentido isso na papel e te diga particularmente mais que a mim, mas nota-se que ainda tens muito rancor acumulado e isso "tolda-te" o discurso para a incoerência...ainda assim a mensagem principal acho que passa e é sempre bom ler histórias de "sucesso" :)

    Continuação de boas postagens, abraço.

    ResponderEliminar
  3. Eduíno, sou brasileiro e ando seguindo o seu blog. Tenho uma questão para vc:
    O que vc acha que se deve comer antes de ir dormir?
    Aquele abraço vlw

    ResponderEliminar
  4. @ Anónimo 1: Muito obrigado =)

    @Anónimo 2: Olá antes demais obrigado pelo teu testemunho. Deixa-me responder mediante as questões
    "Por exemplo quando falas no macdonalds, sim os obesos têm fome, mas irem ao macdonalds é piorar a situação"
    R: Não era questão de ir a MacDonalds ou não. É uma questão de direitos... Se uma pessoa magra vai ao MacDonalds não é criticado. bem pelo contrário... esta na moda... mas quando uma pessoa vai ao MacDonalds (e sim está a errar)é logo criticado.. Porque a diferença de critérios? Isso sim é o que eu quis dizer nesta pequena parte..

    Compreendo da tua parte que tenhas sentido isso na papel e te diga particularmente mais que a mim, mas nota-se que ainda tens muito rancor acumulado e isso "tolda-te" o discurso para a incoerência...
    R: o rancor é muito porque sofri muito é um facto. Não digo que toda gente obesa sofre do mesmo mas no entanto isto é um blog e eu falo das minhas experiências pessoais. Enquanto ser coerente ou não acho que o meu discurso fala por si. As pessoas obesas são discriminadas.. Isso é um facto...

    ainda assim a mensagem principal acho que passa e é sempre bom ler histórias de "sucesso" :)

    Obrigado pelo teu comentário. Todas as criticas são bem vinda , desde que sejam construtivas, que foi o teu caso. =)

    @Anónimo 3: No meu ver, o jantar é sempre a refeição que se deve comer menos. No meu caso, eu como sopa algo não muito pesado com Peixe cozido com legumes ou algo semelhante. Se após isso ainda tiveres fome passado 1 horinha como uma fruta leve ou então um chá com 2 bolachas Maria por exemplo.
    Espero ter ajudado =)

    ResponderEliminar
  5. Oh... What a true story.

    Por momentos pensei relembrei tudo o que vivi na minha adolescência... Lágrimas de sangue rolaram, dizes tu e muito bem.

    Coragem e obrigada por te teres mantido integro e consciente ao emagreceres. Há pessoas que emagrecem e esquecem o que passaram, e subestimam quem é mais forte.
    Erro nº 1: Nunca sabemos em que borboleta se pode transformar uma larva.

    Não pares de escrever :)

    ResponderEliminar
  6. Eu percebi bem tudo o que escreveste e não encontrei nenhuma contradição!!!! Ao ler este post apercebi me que muitas pessoas passaram e passam pelas mesmas situações que eu. Apercebi me tambem que para evitar os olhares dos outros temos tendencia a ficar mais em casa e aí é que está o problema.
    É revoltante ver que ha pessoas tão más que não conseguem passar por um obeso ou um deficiente, um anão, um preto, um pobre ... sem ter que comentar!!! :(
    Ignorantes não sei se são mas, ao meu ver é mais falta de educação!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. @Marta: Apesar de estar magro não quer dizer que irei ser arrogante ou gozão como muitas outras pessoas. Sou fiel aos meus princípios e sempre serei. =)

    @ Cristina: Identifico-me bem pelo que tu disseste de ficar em casa. a mim acontecia o mesmo... preferia estar em segurança em casa do que ser gozado. e normalmente em casa depois "afogava" as magoas na comida...

    Apesar de estar revoltado com a sociedade eu consegui dar a volta a questão. Não podemos pensar que este post é uma desculpa para obesidade e para comermos ainda mais. A sociedade, é sem dúvida bastante cruel, mas nós somos mais fortes e iremos prevalecer. =)

    ResponderEliminar
  8. As tuas primeiras palavras dizem muito do que eu senti quando era mais novo. Felizmente ultrapassei esse problema aos 15 anos mas vivo todos os dias com o medo de voltar a ser o que era, por isso pratico desporto e alimento-me sempre consoante a minha actividade física. Se um dia parar, paro também de comer, é certo.

    ResponderEliminar
  9. @Cavaleiro: Penso que toda gente obesa tenha passado pelo mesmo amigo...
    hoje é sem dúvida um bom exemplo do que se consegue fazer e atingir. =)
    Obrigado pelas tuas palavras amigo

    ResponderEliminar
  10. Obrigado por colocar por escrito a história de tanta gente!
    É bem verdade que a sociedade é má para os obesos como para com todos os que são mais fracos. E se nos tratam sempre como um capacho não haverá um dia em que acreditamos que já não nos podemos levantar?
    Obrigado pelo seu blog! Ajudas como estas são essenciais para quem tenta vencer o pesadelo da obesidade!

    ResponderEliminar
  11. @Anónimo: gostei da tua afirmação ... nós não somos incapacitados, mas no entanto se nos tratarem como tal iremos, mais tarde ou mais cedo, agir como tal.

    Obrigado pelas tuas palavras...

    ResponderEliminar
  12. Achei fantastico o teu blog Eduino e admiro bastante o facto de tirares o teu tempo pa ajudares outros ... Well done !!!

    Pus uma banda ha 4 meses e perdi 15 kgs ate agora, mas agora tou naquela fase q estou meio sem forca pa continuar esta luta de tds os dias ...
    Ainda nao arranjei coragem pa comecar a fazer exercicio !!! :(

    E como tal a perca abrandou de momento... ja poderia ter perdido mais , mas e A CORAGEM onde a vou encontrar ???

    beijoka grande e PARABENS pela tua determinacao e coragem ...

    ResponderEliminar
  13. Olá. Coragem...Força...Motivação isso tudo tem de vir dentro de nós sem duvida mas existe sempre aquilo que eu chamo de empurrões.
    O que é um empurrão? é aquilo que eu chamo de alguém no exterior dar aquele primeiro passo para as pessoas sentirem motivadas.
    Eu tenho uma banda a 5 anos.. Comigo resultou somente no inicio. Cheguei aos 120kg mas dps engordava e emagrecia engordava e emagreci.
    Foi então num dia em que adoeci muito é que tomei a decisão de alargar totalmente a banda.. porque? porque nem os comprimidos passavam com a banda tão apertada.. e isso não era vida.. tinha a banda apertada e não emagrecia... foi ai que virei para o desporto..ai vi a minha "salvação"
    Agora pensa... se eu consigo porque não tu?
    tu irás prevalecer de certeza... e para isso poderás sempre contar com a minha ajuda!

    ResponderEliminar
  14. Não há palavras... EXCELENTE! A Luta é possível, vou vencer desta vez! :)

    ResponderEliminar
  15. =) claro que irás conseguir amigo! =) Força força força

    ResponderEliminar
  16. Eu sei como é isso, eu mesma e como mulher e não conseguir ter roupas da moda, não sou vista como gente, até mesmo a familia. Sempre fui cheiinha, mas depois do nascimento de quatro filhos, com anemia muito acentuada, e outros problemas, sei o que é ser rejeitada, olhada como se fosse de um outro planeta. Sempre fiz muita ginástica que eu adoro, hidroginástica, natação e musculação, mas nada adianta.Não posso fazer a cirugia do baypass, por casa da anemia, o coração também está muito cansado. Tive o principio de um AVC na última cesariana que fiz onde tive gémeos. Tenho 47 anos, mas gosto de fazer tudo o que os meus filhos gostam de fazer, desporto, dançar, mas fico tão cansada que ainda por cima sou gozada por tentar fazer o que não posso,também ligam muito à idade, mas, sei que um dia chego lá, mas, doi e muito, mesmo muito. O que li é isso mesmo, sociedade ignorante mesquinha e má....beijinhos.

    ResponderEliminar