quarta-feira, agosto 31

Compulsão Alimentar





Olá a todos e a todas,
Venho vós falar de um problema bastante sério, a compulsão  alimentar.
Quem conhece-me pessoalmente, sabe que eu sofri deste sintoma.
Noites e noites que acordava e ia comer tudo o que havia no frigorífico e estava ali durante umas 2 horas para ir me deitar logo de seguida.
Ao acordar só apetecia-me chorar e ao chorar só apetecia-me comer ( porque era o que me fazia sentir bem).
Muitas das vezes nem me apercebia a quantidade de comida ingerida, mas ao acordar vou ao frigorífico e ficava estupefacto com o que comia.
Não me sentia bem, e como já referido em cima, comia ainda mais. Era um ciclo vicioso... 
Deve ser a historia de muitos aqui presentes infelizmente.
Mas o que é a compulsão alimentar?




A compulsão alimentar é um transtorno alimentar , em que uma pessoa ingeri  regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, ou «depenica» constantemente, mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto. Ao contrário dos bulímicos, quem come compulsivamente não purga depois de comer em excesso, nem pratica com frequência exercício em excesso na tentativa de queimar calorias, ou seja o ganho de massa gorda é um facto.
geralmente são pessoas obesas com vários problemas a nível pessoal ( doenças devido a obesidade, stress, pânico, doenças do foro psicológico entre outras)
 Não há uma cura para esse problema, mas no entanto consegue dar a volta com muita força de vontade e ajuda de parceiros ou amigos.


Sinais de Compulsão Alimentar

Eis alguns sinais que eu retirei da minha própria experiência:



● Ingerir uma quantidade excessiva de comida, mesmo sem fome;
● Comer até se sentir desconfortavelmente cheio ou mesmo agoniado;
● Esconder o que come devido a vergonha ou embaraço;
● Esconder comida para comer sozinho longe de todos e de todas;
● Esconder embalagens vazias ou caixas de alimentos e gerar lixo em excesso;
● «Depenicar» enquanto há comida disponível;
● Comer quando está sob pressão\stressado ou se sente psicologicamente diminuído/a;
● Sentir-se envergonhado e culpado durante um episódio de voracidade;
● Exprimir repugnância e tristeza profunda em relação a hábitos alimentares, peso, corpo ou aparência;
● Expressar descontentamento com a aparência, peso ou auto-estima.

 Ajuda 

Sinceramente no meu caso consigo vos dizer o seguinte.

Tive um click que despertou-me e apartir dai a minha força de vontade superou tudo e todos.
Ajuda? Sim tive... A compreensão dos meus amigos e uma boa organização alimentar


Saídas? Raramente ia, porque sabia que iria haver comida;
Em casa : Alimentos em pouca quantidade para quando houve a voracidade, não existisse comida que eu pudesse ingerir.


Fome: se estivesse em casa, iria sair para que passa-se , se estivesse num ambiente com comida, saia, se me oferecessem recusava e contava sempre a minha história e o que estava a tentar conseguir fazer.
É sempre uma boa forma de "quebrar o gelo" para aquelas pessoas que não sabiam e reforçava-me mentalmente.
Muitos se calhar até sofriam deste sintoma e nem sabiam como eu.
Enfim...


Conclusão: Ao principio custa desabituar o corpo mas no entanto só custa ao principio. Após o nosso organismo habituar-se as pequenas quantidades torna-se um hábito e vão a ver que não custou.
Espero vós ter ajudado,


Saudações desportivas,

2 comentários:

  1. Olá!
    Ao ler as tuas palavras pude rever-me...
    Coloquei banda gástrica e a minha compulsão não diminui; vingo-me (muito + do que antes da cirurgia) nos doces que não provocam vómitos. O meu peso continua um io-io ...
    Não me consigo ver a ultrapassar isto pois mesmo com psiquiatra, medicação, psicóloga, cirurgião, hidroginástica, nutricionista, não consigo mudar...
    Já pensei que fiz a cirurgia errada...
    Parabéns pelo teu sucesso que é, sem dúvida, inspirador...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. nunca é a operação errada! n sei se sabes mas eu tb tenho uma banda (agora completamente larga) e comigo resultou!
    animo e força... vais a ver que consegues! tem é que ser pouco a pouco!
    se precisares de ajuda podes sempre falar comigo pessoalmente ok?

    jinhos,

    ResponderEliminar