segunda-feira, Abril 16

Qual a melhor maneira de queimar gordura



Eis aquela pergunta,que indirectamente ou directamente fazem-me sempre...
Então ora bem!
vamos lá usar uma linguagem mais específica e mais profissional ok? Vá não se assustem que irei explicar tudo ,tintin por tintin =P

Antes demais existem duas vertentes que temos que ponderar: Treino aeróbico ou treino anaeróbio!!
O que é cada uma?
Simplificando eis o que é cada uma delas:

Treino aeróbico é um treino de longa duração e de intensidade moderada. Um bom exemplo: caminhadas.
O que usa este tipo de treino,como combustível?
Cá está!!!
O tipo de "combustível" utilizado por este tipo de actividade é aquela que mais se procura nos ginásios perder,ou seja,a actividade usa glícidos e lípidos (gorduras).
Mas também não é somente isso que torna este treino bom! Ele aumenta também a nossa capacidade de oxigenação ( melhor resposta á fadiga e crescimento muscular mais elevado) e torna o nosso metabolismo mais  acelerado e mais "gastador" de calorias durante o nosso descanso.

O treino anaeróbio é um treino de curta duração mas de forte intensidade.
Este é um treino que não contém qualquer tipo de oxigenação,e devido a falta de oxigenação, o período de boost têm que ser curto. Neste treino é "criado" o ácido lactico que é a fonte de energia do treino. No entanto, este ácido poderá ser prejudicial para os nossos músculos, sendo que, para prevenção desse mesmo dano é essencial, que seja efectuado alongamento no fim do treino.Qualquer exercício que consista de movimentos rápidos e de alta intensidade (musculação,sprints,saltos etc) são considerados treinos anaeróbio.

Agora explicando os treinos existentes vamos passar ao que realmente importa.
Qual é a melhor maneira de queimar gorduras enquanto treinamos?

Durante um exercício de longa duração e de baixa ou moderada intensidade(aeróbico), a gordura produz uma grande percentagem do dispêndio energético, ou seja, a energia que o nosso corpo vai buscar,vai buscar directamente a gordura o que é exactamente o que se pretende, certo?
A Gordura queimada durante este tipo de treino é de 3 a 5kcal/m 

Durante um treino de média ou alta intensidade(anaeróbio) a gordura produz uma pequena percentagem do dispêndio energético, ou seja, a gordura  não é muito usada durante o treino.
A gordura queimada durante este tipo de treino é de 7 a 9kcal..

Então assim estou me a contradizer certo?
Errado...
Convém sabermos,bem, a diferença entre calorias e gorduras. Não é a mesma coisa ok!!!

A gordura é lípidos e tem bastante calorias...
1 gordura = 9kcal

Calorias é uma unidade de energia.
 Tendemos a associar calorias com alimentos,mas elas aplicam-se a qualquer coisa que tenha energia.Por exemplo,4 litros de gasolina (cerca de um galão) contém cerca de 31.000.000 calorias.

Então retomando o raciocínio anterior...
Num treino de alta intensidade a percentagem de gordura gasta, de facto é menor, mas no entanto o dispêndio energetico é sensivelmente entre 7 a 9cal por minuto.
A medida que um treino é mais energético maior é a percentagem de calorias gastas.
Num estudo de Melby( médico-cientista desportista) foi conseguido os seguintes dados:

Calorias gastas durante o exercício:
Aeróbico = 210
Anaeróbio = 650

Calorias gastas depois de 2h de se ter efectuado o treino
Aeróbico = 25
Anaeróbio = 150

Calorias gasta depois de 3h
Aeróbico = 0
Anaeróbio = 260

O que poderemos concluir daqui?
Os benefícios pós exercício de um treino mais intensivo são mais significativos, sendo que a recuperação é realizada,sobretudo pela utilização das reservas de gorduras...
Enquanto um treino aeróbico, consegue gastar mais gorduras DURANTE o exercício em si, o treino anaeróbio consegue gastar mais gordura durante o período de recuperação!!!
Sendo assim considera-se que DURANTE o exercício o que gasta  mais é o treino aeróbico mas DURANTE a recuperação o treino anaeróbio leva avante.

a minha opinião?

Fazer uma mistura dos dois!!!
Por exemplo uma caminhada com períodos de explosão(sprints) =)
Espero que tenha explicado tudo bem e que estejam esclarecidos acerca deste assunto.
Saudações desportivas,

9 comentários:

  1. Obrigado por mais uma partilha! Isto é algo que já tinha pesquisado mas que não tinha ficado bem esclarecido. Tu em menos conversa dizes mais e porquê? Simples: Não andas com palavras técnicas que só quem está neste mundo entende. Tratas as coisas pelos nomes que o pessoal entende com facilidade.

    agora não tenho feito ambos, pedalo mais em cadencia (Treino aeróbico) devido a problemas articulares, mas de vez em quando lá dou um esticão :) No Domingo fiz treino curto e puxei bem pelo motor, teve de ser. Nas caminhadas utilizo também o aeróbico, devido à mesma situação! No sábado acelerei o paço uma horinha, foi uma vitória pessoal e hoje entre exercicios fiz em corrida.

    Abraço Amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela tua resposta guerreiro!!! tu és um exemplo que a força de vontade resulta! abraço grande amigo

      Eliminar
  2. Obrigado pelo esclarecimento! :D
    Costumo fazer caminhadas de sensivelmente 1h/dia. O que me aconselhas a fazer: andar 10 min. e fazer sprints de 5min.? I need help!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá olá! sprints de 5m é complicado o que podes fazer é andar 5m e fazer sprints de 20segundos vais a ver que vai funcionar e bem =)

      Eliminar
  3. Olá! :) Eu acompanho o teu blog diariamente desde que o descobri e tenho aplicado alguns conselhos que aqui existem do genero: cha de oliveira, termogenico (oxyelite),exercicio regular e boa alimentação. comecei com 107,1 Kg e agora estou no 95,9 Kg (em dois meses), com uma dieta equilibrada de onde foi daqui que tirei a maior parte dos conselhos alimentares (dieta constituida por peixe, saladas, cozidos, etc so cometendo asneiras 1x por semana ao sabado :)). Acabei por influenciar todos à minha volta, namorada, amigos, pais com esta determinação da alimentação saudavel e estão na maioria a se alimentar melhor e fundamentalmente a beber mais água :) Mas tenho uma pergunta a fazer, no primeiro mês consegui abater 8Kg, mas depois começou a custar mais perder peso e gordura e no segundo mes já so perdi 3Kg. Ao me aperceber que o ritmo de queima de gordura decrescia, comecei a cortar na quantidade de comida e a fazer mais exercicio (Corrida de 45 minutos diarios na estrada ou passadeira em casa com a media 9,5 Km/h, distancia 7km e com queima por exercicio de 700Kcal médio. Passei de 4x por semana para todos os dias 7x por semana, fazendo esforço para o conseguir de acordar as 6h30 da manha todos os dias (inspirado pela motivação do eduino :)), excepto sabado e domingo - acordo mais tarde para o fazer :P)Notei que devido a isto estou a ter mais "musculo" abdominal e nas pernas mas o peso nao baixa. A minha intenção é baixar de peso até começar a musculação para definir (estava a pensar chegar aos 90KG, ja que meço 1,80m)e fazer menos corrida. Visto todo este cenario, gostaria de ter um conselho teu para atingir mais rapidamente estes objectivo :) Obrigado rapaz por tudo até agora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes demais deixa-me dizer que sinto-me lisonjeado por tal palavras! eu até posso ser o motivador,mas os créditos vão todos para ti! e o que é ainda mais de louvar é que conseguiste mudar,não só a tua atitude, mas como das pessoas que estão a tua volta.é normal que tenhas emagrecido muito mais no primeiro mês e que agora estejas a perder menos peso. Mas deixa-me dizer uma coisa! Sabias que o peso do músculo é maior do que o peso da gordura??? Ah pois é! tu agora andas a ganhar músculo,ou seja, ganhas peso... mas é um peso saudável! =)))Estou a ver que o teu progresso é deverás notável amigo! agora uma coisa.. não caias em overtraning! if been there and done that e acredita pode ser desmotivador! porque? porque treinamos ainda mais e com mais garra e no entanto não conseguimos perder peso! Portento, continua a fazer o que estás a fazer... irás conseguir obter o teu objectivo! alguma coisa,já sabes,podes sempre contar comigo.. ou aqui no blog ou no facebook=) abraço grande guerreiro e que a tua jornada seja boa e brava... =))

      Eliminar
  4. Olá Eduino...tenho seguido atentamente o teu blog e estás de parabéns...pelos feitos que estás a alcançar bem como a ajuda que nos dás. vi um artigo do jornal de noticias e fiquei com uma duvida enorme :S Em todo o lado vejo que devemos beber muita água (mais de 2L) todos os dias, etc etc.....agora neste artigo diz que beber dois litros de agua por dia é inutil...

    o link é este: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=2451640&page=-1

    e o que me refiro e sobre isto:
    Beber dois litros de água por dia é inútil

    Esta popular recomendação é acompanhada de justificações do género "temos de fazer funcionar os rins" e "limpar o nosso organismo". A verdade, porém, é que a água é uma daquelas substâncias que são estritamente reguladas pelo organismo: só se aproveita a que se necessita. Portanto, a água ingerida deve ser a suficiente para matar a sede. Mais: não só é inútil como pode ser perigoso, porque obriga os rins a trabalhar em excesso.

    -----

    Agradecia que me pudesses esclarecer :) Obrigado e um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá tudo bem =) Olha em todos os cursos que eu tirei, referem que beber agua sim, mas tudo em q.b! Sinceramente eu bebo 2l por dia mas já bebi mais! e sim é verdade que demasiado irá sobrecarregar o Rim mas no entanto se bebermos mt pouco ficamos desidratados. Sinceramente eu bebo 2l e sinto me mt bem com isso! =)
      Pensa assim! nós somos feitos de 70% de agua! a agua é o nosso fuel e o nosso oleo! temos sempre que renovar não? :P

      Eliminar
    2. hehe..obrigado pelo esclarecimento =P quanto ao caso do "nosso oleo" assim so bebia a cada 10.000km heheh ;) Abraço

      Eliminar