sexta-feira, julho 27

Dicas Nutrição: Calorias Negativas


Olá a todos e a todas,
Hoje vou vos falar de alimentos que contém calorias negativas.

Ora bem os alimentos que contém calorias negativas são alimentos que necessitam de um maior número de gasto energético, por parte do nosso organismo, para efectuar o seu processamento.
O nosso corpo para fazer a digestão de alimentos, têm que gastar energia e existem alimentos que contêm tão poucas calorias, que o processo de digestão dispensa mais energia do que o próprio alimento têm.

Curiosidade: A proteína gasta mais energia (cerca de 25% do total energético ofertado) para ser digerida do que o hidrato de carbono e a gordura (cerca de 4%). Quanto mais difícil a digestão, maior o consumo energético. Isto difere de pessoa para pessoa mas em norma é assim.

Mas porque é que o nosso organismo necessita de mais energia para fazer a digestão do alimento?
Ora bem, tudo que contenha mais fibra torna mais difícil a sua digestão, havendo assim, uma maior necessidade da parte do organismo em buscar energia...

Eis uma tabela que eu elaborei com alimentos de calorias negativas

tabela de alimentos de calorias negativas

ora bem agora vocês perguntam-me... Podemos somente comer estes alimentos e esquecer os outros?
Não, não podem e porque?
Simplesmente porque o nosso corpo necessita de tudo para sobreviver, gorduras inclusive...
Sejam equilibrados na vossa alimentação..
Espero que vós ajude na vossa luta...
Saudações desportivas,

4 comentários:

  1. Que bom que estes alimentos não engordam e ainda ajudam a perder peso :) ainda por cima gosto da maioria deles. obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  2. Sugestao para acrescentar a lista: Aipo e ovo cozido. O organismo gasta mais calorias a metabolizar estes alimentos do que as calorias que o proprio alimento fornece ;)

    ResponderEliminar